Representações da transexualidade no cinema contemporâneo: diferenças e repetições
Apresentam-se neste ensaio os resultados do projeto de pesquisa Cinema e educação: oque pode o cinema?, desenvolvido no Centro de Educação da Universidade Federal doRio Grande do Norte. Utilizando uma perspectiva pós-estruturalista, tem como objetivocartografar as representações dominantes e repetid...
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Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
EDUFRN
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Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/5379 |
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Resumo: | Apresentam-se neste ensaio os resultados do projeto de pesquisa Cinema e educação: oque pode o cinema?, desenvolvido no Centro de Educação da Universidade Federal doRio Grande do Norte. Utilizando uma perspectiva pós-estruturalista, tem como objetivocartografar as representações dominantes e repetidas da transexualidade construídaspelos filmes: Priscilla (Austrália, 1994), Para Wong Foo (EUA, 1995), Lado Selvagem(França/Bélgica/Reino Unido, 2004) e Transamérica (EUA, 2005), positivando o valordiferencial e a singularidade do filme Lado Selvagem. Dentre as linhas de fugainventadas por Lado Selvagem, destacam-se: a linguagem híbrida entre ficção edocumentário, a indefinição de papéis, desejos e subjetividades das personagens e oinvestimento na intensidade das relações. Esses deslocamentos em relação à defesa dasidentidades de gênero possibilitam problematizá-las e nos fazem pensar em uma críticapós-identitária. |
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