Aritmética e geometria nos anos iniciais: o passado sempre presente
O texto analisa as mudanças na Matemática ensinada, no que hoje se denomina Ensino Fundamental I, e expõe resultados de investigações que vêm sendo realizadas por um grupo nacional de pesquisadores, voltados para a educação matemática em perspectiva histórica. Adota como referencial teórico-metodoló...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5140 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-5140 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-51402019-10-24T19:29:52Z Aritmética e geometria nos anos iniciais: o passado sempre presente Silva, Maria Célia Leme da Valente, Wagner Rodrigues Educação matemática. Aritmética. Geometria. O texto analisa as mudanças na Matemática ensinada, no que hoje se denomina Ensino Fundamental I, e expõe resultados de investigações que vêm sendo realizadas por um grupo nacional de pesquisadores, voltados para a educação matemática em perspectiva histórica. Adota como referencial teórico-metodológico estudos voltados para a História Cultural a partir de autores como Roger Chartier. O estudo ainda considera as pesquisas no âmbito da história das disciplinas escolares, levando em considerações as análises empreendidas por André Chervel. Como base empírica da pesquisa, são considerados documentos como programas de ensino, livros didáticos, manuais pedagógicos. Os resultados da análise histórica sobre a Aritmética e Geometria presentes nos ensinos dos anos iniciais permitem problematizar e ressaltar a importância da história da educação matemática na formação de professores. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2013-12-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5140 Revista Educação em Questão; v. 47 n. 33 (2013): set./dez. 2013 1981-1802 0102-7735 10.21680/1981-1802.2013v47n33 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5140/4117 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Silva, Maria Célia Leme da Valente, Wagner Rodrigues |
spellingShingle |
Silva, Maria Célia Leme da Valente, Wagner Rodrigues Aritmética e geometria nos anos iniciais: o passado sempre presente |
author_facet |
Silva, Maria Célia Leme da Valente, Wagner Rodrigues |
author_sort |
Silva, Maria Célia Leme da |
title |
Aritmética e geometria nos anos iniciais: o passado sempre presente |
title_short |
Aritmética e geometria nos anos iniciais: o passado sempre presente |
title_full |
Aritmética e geometria nos anos iniciais: o passado sempre presente |
title_fullStr |
Aritmética e geometria nos anos iniciais: o passado sempre presente |
title_full_unstemmed |
Aritmética e geometria nos anos iniciais: o passado sempre presente |
title_sort |
aritmética e geometria nos anos iniciais: o passado sempre presente |
description |
O texto analisa as mudanças na Matemática ensinada, no que hoje se denomina Ensino Fundamental I, e expõe resultados de investigações que vêm sendo realizadas por um grupo nacional de pesquisadores, voltados para a educação matemática em perspectiva histórica. Adota como referencial teórico-metodológico estudos voltados para a História Cultural a partir de autores como Roger Chartier. O estudo ainda considera as pesquisas no âmbito da história das disciplinas escolares, levando em considerações as análises empreendidas por André Chervel. Como base empírica da pesquisa, são considerados documentos como programas de ensino, livros didáticos, manuais pedagógicos. Os resultados da análise histórica sobre a Aritmética e Geometria presentes nos ensinos dos anos iniciais permitem problematizar e ressaltar a importância da história da educação matemática na formação de professores. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2013 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5140 |
work_keys_str_mv |
AT silvamariacelialemeda aritmeticaegeometrianosanosiniciaisopassadosemprepresente AT valentewagnerrodrigues aritmeticaegeometrianosanosiniciaisopassadosemprepresente |
_version_ |
1766682641343447040 |