Aritmética e geometria nos anos iniciais: o passado sempre presente

O texto analisa as mudanças na Matemática ensinada, no que hoje se denomina Ensino Fundamental I, e expõe resultados de investigações que vêm sendo realizadas por um grupo nacional de pesquisadores, voltados para a educação matemática em perspectiva histórica. Adota como referencial teórico-metodoló...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva, Maria Célia Leme da, Valente, Wagner Rodrigues
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5140
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-5140
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-51402019-10-24T19:29:52Z Aritmética e geometria nos anos iniciais: o passado sempre presente Silva, Maria Célia Leme da Valente, Wagner Rodrigues Educação matemática. Aritmética. Geometria. O texto analisa as mudanças na Matemática ensinada, no que hoje se denomina Ensino Fundamental I, e expõe resultados de investigações que vêm sendo realizadas por um grupo nacional de pesquisadores, voltados para a educação matemática em perspectiva histórica. Adota como referencial teórico-metodológico estudos voltados para a História Cultural a partir de autores como Roger Chartier. O estudo ainda considera as pesquisas no âmbito da história das disciplinas escolares, levando em considerações as análises empreendidas por André Chervel. Como base empírica da pesquisa, são considerados documentos como programas de ensino, livros didáticos, manuais pedagógicos. Os resultados da análise histórica sobre a Aritmética e Geometria presentes nos ensinos dos anos iniciais permitem problematizar e ressaltar a importância da história da educação matemática na formação de professores. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2013-12-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5140 Revista Educação em Questão; v. 47 n. 33 (2013): set./dez. 2013 1981-1802 0102-7735 10.21680/1981-1802.2013v47n33 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5140/4117
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Silva, Maria Célia Leme da
Valente, Wagner Rodrigues
spellingShingle Silva, Maria Célia Leme da
Valente, Wagner Rodrigues
Aritmética e geometria nos anos iniciais: o passado sempre presente
author_facet Silva, Maria Célia Leme da
Valente, Wagner Rodrigues
author_sort Silva, Maria Célia Leme da
title Aritmética e geometria nos anos iniciais: o passado sempre presente
title_short Aritmética e geometria nos anos iniciais: o passado sempre presente
title_full Aritmética e geometria nos anos iniciais: o passado sempre presente
title_fullStr Aritmética e geometria nos anos iniciais: o passado sempre presente
title_full_unstemmed Aritmética e geometria nos anos iniciais: o passado sempre presente
title_sort aritmética e geometria nos anos iniciais: o passado sempre presente
description O texto analisa as mudanças na Matemática ensinada, no que hoje se denomina Ensino Fundamental I, e expõe resultados de investigações que vêm sendo realizadas por um grupo nacional de pesquisadores, voltados para a educação matemática em perspectiva histórica. Adota como referencial teórico-metodológico estudos voltados para a História Cultural a partir de autores como Roger Chartier. O estudo ainda considera as pesquisas no âmbito da história das disciplinas escolares, levando em considerações as análises empreendidas por André Chervel. Como base empírica da pesquisa, são considerados documentos como programas de ensino, livros didáticos, manuais pedagógicos. Os resultados da análise histórica sobre a Aritmética e Geometria presentes nos ensinos dos anos iniciais permitem problematizar e ressaltar a importância da história da educação matemática na formação de professores.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2013
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5140
work_keys_str_mv AT silvamariacelialemeda aritmeticaegeometrianosanosiniciaisopassadosemprepresente
AT valentewagnerrodrigues aritmeticaegeometrianosanosiniciaisopassadosemprepresente
_version_ 1766682641343447040