Relações com os estudantes e preparação para o magistério superior: visões dos docentes iniciantes
O texto apresenta resultados de pesquisa que buscou identificar como docentes universitários percebem suas relações com os alunos a partir de seu ingresso na carreira e as possíveis contribuições que cursos de pós-graduação stricto sensu proporcionaram para seu exercício docente. A coleta de dados f...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5139 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-5139 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-51392019-10-24T19:29:55Z Relações com os estudantes e preparação para o magistério superior: visões dos docentes iniciantes Zanchet, Beatriz Maria Boéssio Atrib Feldkercher, Nadiane Souza, Helena Beatriz Mascarenhas de Educação superior. Docentes iniciantes. Formação docente. O texto apresenta resultados de pesquisa que buscou identificar como docentes universitários percebem suas relações com os alunos a partir de seu ingresso na carreira e as possíveis contribuições que cursos de pós-graduação stricto sensu proporcionaram para seu exercício docente. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas com 27 docentes iniciantes. A análise dos dados foi realizada à luz do referencial teórico de Marcelo Garcia (2009), Pimenta e Anastasiou (2008), Zabalza (2004), dentre outros. Os professores reconheceram que as relações com os estudantes precisam estar mediadas pelo conhecimento não excluindo, porém, questões afetivas. Eles entendem que o protagonismo do estudante universitário é fundamental na sua aprendizagem e o ensino por eles desenvolvido precisa privilegiar essa condição. Os professores reconhecem ainda que os PPG preparam para a pesquisa, mas afirmaram que a sala da aula exige conhecimentos próprios, não desenvolvidos na pós-graduação stricto sensu. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2013-12-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5139 Revista Educação em Questão; v. 47 n. 33 (2013): set./dez. 2013 1981-1802 0102-7735 10.21680/1981-1802.2013v47n33 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5139/4116 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Zanchet, Beatriz Maria Boéssio Atrib Feldkercher, Nadiane Souza, Helena Beatriz Mascarenhas de |
spellingShingle |
Zanchet, Beatriz Maria Boéssio Atrib Feldkercher, Nadiane Souza, Helena Beatriz Mascarenhas de Relações com os estudantes e preparação para o magistério superior: visões dos docentes iniciantes |
author_facet |
Zanchet, Beatriz Maria Boéssio Atrib Feldkercher, Nadiane Souza, Helena Beatriz Mascarenhas de |
author_sort |
Zanchet, Beatriz Maria Boéssio Atrib |
title |
Relações com os estudantes e preparação para o magistério superior: visões dos docentes iniciantes |
title_short |
Relações com os estudantes e preparação para o magistério superior: visões dos docentes iniciantes |
title_full |
Relações com os estudantes e preparação para o magistério superior: visões dos docentes iniciantes |
title_fullStr |
Relações com os estudantes e preparação para o magistério superior: visões dos docentes iniciantes |
title_full_unstemmed |
Relações com os estudantes e preparação para o magistério superior: visões dos docentes iniciantes |
title_sort |
relações com os estudantes e preparação para o magistério superior: visões dos docentes iniciantes |
description |
O texto apresenta resultados de pesquisa que buscou identificar como docentes universitários percebem suas relações com os alunos a partir de seu ingresso na carreira e as possíveis contribuições que cursos de pós-graduação stricto sensu proporcionaram para seu exercício docente. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas com 27 docentes iniciantes. A análise dos dados foi realizada à luz do referencial teórico de Marcelo Garcia (2009), Pimenta e Anastasiou (2008), Zabalza (2004), dentre outros. Os professores reconheceram que as relações com os estudantes precisam estar mediadas pelo conhecimento não excluindo, porém, questões afetivas. Eles entendem que o protagonismo do estudante universitário é fundamental na sua aprendizagem e o ensino por eles desenvolvido precisa privilegiar essa condição. Os professores reconhecem ainda que os PPG preparam para a pesquisa, mas afirmaram que a sala da aula exige conhecimentos próprios, não desenvolvidos na pós-graduação stricto sensu. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2013 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5139 |
work_keys_str_mv |
AT zanchetbeatrizmariaboessioatrib relacoescomosestudantesepreparacaoparaomagisteriosuperiorvisoesdosdocentesiniciantes AT feldkerchernadiane relacoescomosestudantesepreparacaoparaomagisteriosuperiorvisoesdosdocentesiniciantes AT souzahelenabeatrizmascarenhasde relacoescomosestudantesepreparacaoparaomagisteriosuperiorvisoesdosdocentesiniciantes |
_version_ |
1766682641142120448 |