Relações com os estudantes e preparação para o magistério superior: visões dos docentes iniciantes

O texto apresenta resultados de pesquisa que buscou identificar como docentes universitários percebem suas relações com os alunos a partir de seu ingresso na carreira e as possíveis contribuições que cursos de pós-graduação stricto sensu proporcionaram para seu exercício docente. A coleta de dados f...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Zanchet, Beatriz Maria Boéssio Atrib, Feldkercher, Nadiane, Souza, Helena Beatriz Mascarenhas de
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5139
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-5139
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-51392019-10-24T19:29:55Z Relações com os estudantes e preparação para o magistério superior: visões dos docentes iniciantes Zanchet, Beatriz Maria Boéssio Atrib Feldkercher, Nadiane Souza, Helena Beatriz Mascarenhas de Educação superior. Docentes iniciantes. Formação docente. O texto apresenta resultados de pesquisa que buscou identificar como docentes universitários percebem suas relações com os alunos a partir de seu ingresso na carreira e as possíveis contribuições que cursos de pós-graduação stricto sensu proporcionaram para seu exercício docente. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas com 27 docentes iniciantes. A análise dos dados foi realizada à luz do referencial teórico de Marcelo Garcia (2009), Pimenta e Anastasiou (2008), Zabalza (2004), dentre outros. Os professores reconheceram que as relações com os estudantes precisam estar mediadas pelo conhecimento não excluindo, porém, questões afetivas. Eles entendem que o protagonismo do estudante universitário é fundamental na sua aprendizagem e o ensino por eles desenvolvido precisa privilegiar essa condição. Os professores reconhecem ainda que os PPG preparam para a pesquisa, mas afirmaram que a sala da aula exige conhecimentos próprios, não desenvolvidos na pós-graduação stricto sensu. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2013-12-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5139 Revista Educação em Questão; v. 47 n. 33 (2013): set./dez. 2013 1981-1802 0102-7735 10.21680/1981-1802.2013v47n33 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5139/4116
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Zanchet, Beatriz Maria Boéssio Atrib
Feldkercher, Nadiane
Souza, Helena Beatriz Mascarenhas de
spellingShingle Zanchet, Beatriz Maria Boéssio Atrib
Feldkercher, Nadiane
Souza, Helena Beatriz Mascarenhas de
Relações com os estudantes e preparação para o magistério superior: visões dos docentes iniciantes
author_facet Zanchet, Beatriz Maria Boéssio Atrib
Feldkercher, Nadiane
Souza, Helena Beatriz Mascarenhas de
author_sort Zanchet, Beatriz Maria Boéssio Atrib
title Relações com os estudantes e preparação para o magistério superior: visões dos docentes iniciantes
title_short Relações com os estudantes e preparação para o magistério superior: visões dos docentes iniciantes
title_full Relações com os estudantes e preparação para o magistério superior: visões dos docentes iniciantes
title_fullStr Relações com os estudantes e preparação para o magistério superior: visões dos docentes iniciantes
title_full_unstemmed Relações com os estudantes e preparação para o magistério superior: visões dos docentes iniciantes
title_sort relações com os estudantes e preparação para o magistério superior: visões dos docentes iniciantes
description O texto apresenta resultados de pesquisa que buscou identificar como docentes universitários percebem suas relações com os alunos a partir de seu ingresso na carreira e as possíveis contribuições que cursos de pós-graduação stricto sensu proporcionaram para seu exercício docente. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas com 27 docentes iniciantes. A análise dos dados foi realizada à luz do referencial teórico de Marcelo Garcia (2009), Pimenta e Anastasiou (2008), Zabalza (2004), dentre outros. Os professores reconheceram que as relações com os estudantes precisam estar mediadas pelo conhecimento não excluindo, porém, questões afetivas. Eles entendem que o protagonismo do estudante universitário é fundamental na sua aprendizagem e o ensino por eles desenvolvido precisa privilegiar essa condição. Os professores reconhecem ainda que os PPG preparam para a pesquisa, mas afirmaram que a sala da aula exige conhecimentos próprios, não desenvolvidos na pós-graduação stricto sensu.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2013
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5139
work_keys_str_mv AT zanchetbeatrizmariaboessioatrib relacoescomosestudantesepreparacaoparaomagisteriosuperiorvisoesdosdocentesiniciantes
AT feldkerchernadiane relacoescomosestudantesepreparacaoparaomagisteriosuperiorvisoesdosdocentesiniciantes
AT souzahelenabeatrizmascarenhasde relacoescomosestudantesepreparacaoparaomagisteriosuperiorvisoesdosdocentesiniciantes
_version_ 1766682641142120448