Ensino da argumentação: construindo práticas

Este artigo, com base em pressupostos sociointeracionistas, tem o objetivo de analisar situações didáticas com potencial para desenvolver habilidades argumentativas dos alunos. Foram observadas 15 aulas de cinco professoras do 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas. As aulas foram registra...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Leal, Telma Ferraz, Brandão, Ana Carolina Perrusi
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5127
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-5127
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-51272019-10-24T19:41:10Z Ensino da argumentação: construindo práticas Leal, Telma Ferraz Brandão, Ana Carolina Perrusi Argumentação. Leitura. Produção de textos. Este artigo, com base em pressupostos sociointeracionistas, tem o objetivo de analisar situações didáticas com potencial para desenvolver habilidades argumentativas dos alunos. Foram observadas 15 aulas de cinco professoras do 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas. As aulas foram registradas em áudio e a abordagem de análise de conteúdo orientou o tratamento dos dados. Setenta e cinco relatórios de aulas foram analisados. Constatou-se que as professoras propõem discussões orais, atividades de leitura e produção de textos que demandam habilidades argumentativas. Entretanto, a condução dessas propostas não favorece o desenvolvimento das capacidades de produzir textos da ordem do argumentar e nem de leitura crítica de textos, com confronto de pontos de vista. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2013-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5127 Revista Educação em Questão; v. 46 n. 32 (2013): maio/ago. 2013 1981-1802 0102-7735 10.21680/1981-1802.2013v46n32 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5127/4105
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Leal, Telma Ferraz
Brandão, Ana Carolina Perrusi
spellingShingle Leal, Telma Ferraz
Brandão, Ana Carolina Perrusi
Ensino da argumentação: construindo práticas
author_facet Leal, Telma Ferraz
Brandão, Ana Carolina Perrusi
author_sort Leal, Telma Ferraz
title Ensino da argumentação: construindo práticas
title_short Ensino da argumentação: construindo práticas
title_full Ensino da argumentação: construindo práticas
title_fullStr Ensino da argumentação: construindo práticas
title_full_unstemmed Ensino da argumentação: construindo práticas
title_sort ensino da argumentação: construindo práticas
description Este artigo, com base em pressupostos sociointeracionistas, tem o objetivo de analisar situações didáticas com potencial para desenvolver habilidades argumentativas dos alunos. Foram observadas 15 aulas de cinco professoras do 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas. As aulas foram registradas em áudio e a abordagem de análise de conteúdo orientou o tratamento dos dados. Setenta e cinco relatórios de aulas foram analisados. Constatou-se que as professoras propõem discussões orais, atividades de leitura e produção de textos que demandam habilidades argumentativas. Entretanto, a condução dessas propostas não favorece o desenvolvimento das capacidades de produzir textos da ordem do argumentar e nem de leitura crítica de textos, com confronto de pontos de vista.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2013
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5127
work_keys_str_mv AT lealtelmaferraz ensinodaargumentacaoconstruindopraticas
AT brandaoanacarolinaperrusi ensinodaargumentacaoconstruindopraticas
_version_ 1766682639084814336