Ensino da argumentação: construindo práticas
Este artigo, com base em pressupostos sociointeracionistas, tem o objetivo de analisar situações didáticas com potencial para desenvolver habilidades argumentativas dos alunos. Foram observadas 15 aulas de cinco professoras do 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas. As aulas foram registra...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5127 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-5127 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-51272019-10-24T19:41:10Z Ensino da argumentação: construindo práticas Leal, Telma Ferraz Brandão, Ana Carolina Perrusi Argumentação. Leitura. Produção de textos. Este artigo, com base em pressupostos sociointeracionistas, tem o objetivo de analisar situações didáticas com potencial para desenvolver habilidades argumentativas dos alunos. Foram observadas 15 aulas de cinco professoras do 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas. As aulas foram registradas em áudio e a abordagem de análise de conteúdo orientou o tratamento dos dados. Setenta e cinco relatórios de aulas foram analisados. Constatou-se que as professoras propõem discussões orais, atividades de leitura e produção de textos que demandam habilidades argumentativas. Entretanto, a condução dessas propostas não favorece o desenvolvimento das capacidades de produzir textos da ordem do argumentar e nem de leitura crítica de textos, com confronto de pontos de vista. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2013-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5127 Revista Educação em Questão; v. 46 n. 32 (2013): maio/ago. 2013 1981-1802 0102-7735 10.21680/1981-1802.2013v46n32 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5127/4105 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Leal, Telma Ferraz Brandão, Ana Carolina Perrusi |
spellingShingle |
Leal, Telma Ferraz Brandão, Ana Carolina Perrusi Ensino da argumentação: construindo práticas |
author_facet |
Leal, Telma Ferraz Brandão, Ana Carolina Perrusi |
author_sort |
Leal, Telma Ferraz |
title |
Ensino da argumentação: construindo práticas |
title_short |
Ensino da argumentação: construindo práticas |
title_full |
Ensino da argumentação: construindo práticas |
title_fullStr |
Ensino da argumentação: construindo práticas |
title_full_unstemmed |
Ensino da argumentação: construindo práticas |
title_sort |
ensino da argumentação: construindo práticas |
description |
Este artigo, com base em pressupostos sociointeracionistas, tem o objetivo de analisar situações didáticas com potencial para desenvolver habilidades argumentativas dos alunos. Foram observadas 15 aulas de cinco professoras do 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas. As aulas foram registradas em áudio e a abordagem de análise de conteúdo orientou o tratamento dos dados. Setenta e cinco relatórios de aulas foram analisados. Constatou-se que as professoras propõem discussões orais, atividades de leitura e produção de textos que demandam habilidades argumentativas. Entretanto, a condução dessas propostas não favorece o desenvolvimento das capacidades de produzir textos da ordem do argumentar e nem de leitura crítica de textos, com confronto de pontos de vista. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2013 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5127 |
work_keys_str_mv |
AT lealtelmaferraz ensinodaargumentacaoconstruindopraticas AT brandaoanacarolinaperrusi ensinodaargumentacaoconstruindopraticas |
_version_ |
1766682639084814336 |