Qualidade na educação infantil em instituições brasileiras: contributos de pesquisas acadêmicas para o debate
O presente artigo apresenta elementos que compõem a qualidade da educação na faixa etária de zero a cinco anos, oferecida por instituições de Educação Infantil no Brasil, com base nos resultados de pesquisa disseminados em teses e dissertações que enfocam essa temática. Foi utilizado o procedimento...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5124 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-5124 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-51242019-10-24T19:41:20Z Qualidade na educação infantil em instituições brasileiras: contributos de pesquisas acadêmicas para o debate Oliveira, Daniele Ramos de Guimarães, Célia Maria Lima, Elieuza Ap. de Educação Infantil. Qualidade. Mapeamento bibliográfico. O presente artigo apresenta elementos que compõem a qualidade da educação na faixa etária de zero a cinco anos, oferecida por instituições de Educação Infantil no Brasil, com base nos resultados de pesquisa disseminados em teses e dissertações que enfocam essa temática. Foi utilizado o procedimento metodológico delineado como mapeamento bibliográfico das pesquisas acadêmicas brasileiras vinculadas aos Programas de Pós-Graduação em Educação, os quais focalizam a questão no período entre 1996 e 2012. Os resultados dos estudos fornecem elementos sobre financiamento, formação de professores, família, qualidade do atendimento em redes de ensino, avaliação institucional, percepções sobre qualidade e práticas educativas que permitem discutir sobre a qualidade da Educação Infantil oferecida nas instituições brasileiras. Além disso, considera-se que não convém tomar o conceito de qualidade da Educação Infantil como universal, visto que este se vincula ao contexto, às concepções sobre criança e à sua educação. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2013-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5124 Revista Educação em Questão; v. 46 n. 32 (2013): maio/ago. 2013 1981-1802 0102-7735 10.21680/1981-1802.2013v46n32 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5124/4102 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Oliveira, Daniele Ramos de Guimarães, Célia Maria Lima, Elieuza Ap. de |
spellingShingle |
Oliveira, Daniele Ramos de Guimarães, Célia Maria Lima, Elieuza Ap. de Qualidade na educação infantil em instituições brasileiras: contributos de pesquisas acadêmicas para o debate |
author_facet |
Oliveira, Daniele Ramos de Guimarães, Célia Maria Lima, Elieuza Ap. de |
author_sort |
Oliveira, Daniele Ramos de |
title |
Qualidade na educação infantil em instituições brasileiras: contributos de pesquisas acadêmicas para o debate |
title_short |
Qualidade na educação infantil em instituições brasileiras: contributos de pesquisas acadêmicas para o debate |
title_full |
Qualidade na educação infantil em instituições brasileiras: contributos de pesquisas acadêmicas para o debate |
title_fullStr |
Qualidade na educação infantil em instituições brasileiras: contributos de pesquisas acadêmicas para o debate |
title_full_unstemmed |
Qualidade na educação infantil em instituições brasileiras: contributos de pesquisas acadêmicas para o debate |
title_sort |
qualidade na educação infantil em instituições brasileiras: contributos de pesquisas acadêmicas para o debate |
description |
O presente artigo apresenta elementos que compõem a qualidade da educação na faixa etária de zero a cinco anos, oferecida por instituições de Educação Infantil no Brasil, com base nos resultados de pesquisa disseminados em teses e dissertações que enfocam essa temática. Foi utilizado o procedimento metodológico delineado como mapeamento bibliográfico das pesquisas acadêmicas brasileiras vinculadas aos Programas de Pós-Graduação em Educação, os quais focalizam a questão no período entre 1996 e 2012. Os resultados dos estudos fornecem elementos sobre financiamento, formação de professores, família, qualidade do atendimento em redes de ensino, avaliação institucional, percepções sobre qualidade e práticas educativas que permitem discutir sobre a qualidade da Educação Infantil oferecida nas instituições brasileiras. Além disso, considera-se que não convém tomar o conceito de qualidade da Educação Infantil como universal, visto que este se vincula ao contexto, às concepções sobre criança e à sua educação. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2013 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5124 |
work_keys_str_mv |
AT oliveiradanieleramosde qualidadenaeducacaoinfantileminstituicoesbrasileirascontributosdepesquisasacademicasparaodebate AT guimaraesceliamaria qualidadenaeducacaoinfantileminstituicoesbrasileirascontributosdepesquisasacademicasparaodebate AT limaelieuzaapde qualidadenaeducacaoinfantileminstituicoesbrasileirascontributosdepesquisasacademicasparaodebate |
_version_ |
1766682638504951808 |