Formação dos oligopólios na educação superior privada brasileira: sobre implicação no trabalho docente

O presente artigo analisa a sobreimplicação da formação dos oligopólios na educação superior privada brasileira e seu impacto no trabalho docente. Trata-se de um estudo de caso qualitativo realizado em uma instituição do maior grupo educacional da América Latina ? Anhanguera Educacional ? situada em...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Santos, Aline Veiga dos, Guimarães-Iosif, Ranilce Mascarenhas, Chaves, Vera Lúcia Jacob
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5123
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spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-51232019-10-24T19:41:23Z Formação dos oligopólios na educação superior privada brasileira: sobre implicação no trabalho docente Santos, Aline Veiga dos Guimarães-Iosif, Ranilce Mascarenhas Chaves, Vera Lúcia Jacob Educação superior privada. Oligopólios. Trabalho docente. O presente artigo analisa a sobreimplicação da formação dos oligopólios na educação superior privada brasileira e seu impacto no trabalho docente. Trata-se de um estudo de caso qualitativo realizado em uma instituição do maior grupo educacional da América Latina ? Anhanguera Educacional ? situada em Brasília. O estudo utilizou as técnicas de análise documental e entrevistas individuais semiestruturadas. Para o tratamento dos dados, recorreu-se à análise de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados revelam as percepções dos docentes quanto ao atual modelo de governança da instituição investigada, à abertura de capital e às suas condições de trabalho. Concluímos que o avanço do capital na exploração do trabalhador docente despreza a natureza do trabalho pedagógico e as implicações políticas e sociais envolvidas ao intensificar e precarizar as condições de trabalho.  Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2013-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5123 Revista Educação em Questão; v. 46 n. 32 (2013): maio/ago. 2013 1981-1802 0102-7735 10.21680/1981-1802.2013v46n32 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5123/4101
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