A profissão docente à prova da Nova Gestão Pública: a reforma inglesa da Terceira Via

O artigo tem como objetivo discutir a profissão docente sob as políticas da Nova Gestão Pública no contexto da reforma inglesa implementada pela lógica da Terceira Via. Com base na teoria política que analisa criticamente as políticas gerencialistas em educação, o texto discute a reestruturação da p...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Normand, Romuald
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-51212019-10-24T19:41:28Z A profissão docente à prova da Nova Gestão Pública: a reforma inglesa da Terceira Via Normand, Romuald Profissão docente. Nova gestão pública. Terceira via. O artigo tem como objetivo discutir a profissão docente sob as políticas da Nova Gestão Pública no contexto da reforma inglesa implementada pela lógica da Terceira Via. Com base na teoria política que analisa criticamente as políticas gerencialistas em educação, o texto discute a reestruturação da profissão docente imposta pela gestão centrada no desempenho, analisando a reestruturação de funções e recomposição desse novo profissionalismo. Por fim, o autor confronta as características dessas reformas com as mudanças ocorridas na França, demonstrando similaridades e diferenças em cada contexto, mas ressalta que as transformações na profissão docente em ambos os contextos possuem a mesma natureza política. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2013-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5121 Revista Educação em Questão; v. 46 n. 32 (2013): maio/ago. 2013 1981-1802 0102-7735 10.21680/1981-1802.2013v46n32 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5121/4099
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