A constituição da subjetividade docente no Brasil: um contexto global
Este artigo explora aspectos das reformas educacionais que estão ocorrendo no Brasil, relacionando-os com uma ‘visão global’ que se aproxima das tendências e semelhanças que podem ser encontradas nas reformas educativas neoliberais em todo o mundo. Nós vamos delinear inúmeros processos inter-relacio...
Na minha lista:
Principais autores: | , , , , , , , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5114 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-5114 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-51142019-10-24T19:41:32Z A constituição da subjetividade docente no Brasil: um contexto global Ball, Stephen J. Bailey, Patrick Mena, Paula Del Monte, Pablo Santori, Diego Tseng, Chun-ying Young, Helen Olmedo, Antonio Reforma educacional. Neoliberalismo. Performatividade. Trabalho docente. Este artigo explora aspectos das reformas educacionais que estão ocorrendo no Brasil, relacionando-os com uma ‘visão global’ que se aproxima das tendências e semelhanças que podem ser encontradas nas reformas educativas neoliberais em todo o mundo. Nós vamos delinear inúmeros processos inter-relacionados que se fazem presentes na escola como um local de trabalho, incluindo a intensificação do trabalho docente, a flexibilização da força de trabalho no ensino e a liberação da oferta de serviços na educação pública. O que será mostrado é que esses processos tem sido determinados por políticas neoliberais em escala global, por intermédio de uma combinação de privatizações endógenas e exógenas. As reformas que ocorrem no Brasil, e em muitos lugares, agem poderosamente não somente sobre as práticas e os valores da educação pública, mas também sobre as relações sociais no interior da escola e no entorno e para além do escolar. Elas tem um impacto significativo sobre o profissionalismo docente e opera para constituir docentes e suas subjetividades como performance e competição. Embora enfatizemos tendências gerais das reformas educativas neoliberais, também assistimos a algumas políticas locais específicas em inúmeros países. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2013-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5114 Revista Educação em Questão; v. 46 n. 32 (2013): maio/ago. 2013 1981-1802 0102-7735 10.21680/1981-1802.2013v46n32 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5114/4098 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Ball, Stephen J. Bailey, Patrick Mena, Paula Del Monte, Pablo Santori, Diego Tseng, Chun-ying Young, Helen Olmedo, Antonio |
spellingShingle |
Ball, Stephen J. Bailey, Patrick Mena, Paula Del Monte, Pablo Santori, Diego Tseng, Chun-ying Young, Helen Olmedo, Antonio A constituição da subjetividade docente no Brasil: um contexto global |
author_facet |
Ball, Stephen J. Bailey, Patrick Mena, Paula Del Monte, Pablo Santori, Diego Tseng, Chun-ying Young, Helen Olmedo, Antonio |
author_sort |
Ball, Stephen J. |
title |
A constituição da subjetividade docente no Brasil: um contexto global |
title_short |
A constituição da subjetividade docente no Brasil: um contexto global |
title_full |
A constituição da subjetividade docente no Brasil: um contexto global |
title_fullStr |
A constituição da subjetividade docente no Brasil: um contexto global |
title_full_unstemmed |
A constituição da subjetividade docente no Brasil: um contexto global |
title_sort |
constituição da subjetividade docente no brasil: um contexto global |
description |
Este artigo explora aspectos das reformas educacionais que estão ocorrendo no Brasil, relacionando-os com uma ‘visão global’ que se aproxima das tendências e semelhanças que podem ser encontradas nas reformas educativas neoliberais em todo o mundo. Nós vamos delinear inúmeros processos inter-relacionados que se fazem presentes na escola como um local de trabalho, incluindo a intensificação do trabalho docente, a flexibilização da força de trabalho no ensino e a liberação da oferta de serviços na educação pública. O que será mostrado é que esses processos tem sido determinados por políticas neoliberais em escala global, por intermédio de uma combinação de privatizações endógenas e exógenas. As reformas que ocorrem no Brasil, e em muitos lugares, agem poderosamente não somente sobre as práticas e os valores da educação pública, mas também sobre as relações sociais no interior da escola e no entorno e para além do escolar. Elas tem um impacto significativo sobre o profissionalismo docente e opera para constituir docentes e suas subjetividades como performance e competição. Embora enfatizemos tendências gerais das reformas educativas neoliberais, também assistimos a algumas políticas locais específicas em inúmeros países. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2013 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5114 |
work_keys_str_mv |
AT ballstephenj aconstituicaodasubjetividadedocentenobrasilumcontextoglobal AT baileypatrick aconstituicaodasubjetividadedocentenobrasilumcontextoglobal AT menapaula aconstituicaodasubjetividadedocentenobrasilumcontextoglobal AT delmontepablo aconstituicaodasubjetividadedocentenobrasilumcontextoglobal AT santoridiego aconstituicaodasubjetividadedocentenobrasilumcontextoglobal AT tsengchunying aconstituicaodasubjetividadedocentenobrasilumcontextoglobal AT younghelen aconstituicaodasubjetividadedocentenobrasilumcontextoglobal AT olmedoantonio aconstituicaodasubjetividadedocentenobrasilumcontextoglobal AT ballstephenj constituicaodasubjetividadedocentenobrasilumcontextoglobal AT baileypatrick constituicaodasubjetividadedocentenobrasilumcontextoglobal AT menapaula constituicaodasubjetividadedocentenobrasilumcontextoglobal AT delmontepablo constituicaodasubjetividadedocentenobrasilumcontextoglobal AT santoridiego constituicaodasubjetividadedocentenobrasilumcontextoglobal AT tsengchunying constituicaodasubjetividadedocentenobrasilumcontextoglobal AT younghelen constituicaodasubjetividadedocentenobrasilumcontextoglobal AT olmedoantonio constituicaodasubjetividadedocentenobrasilumcontextoglobal |
_version_ |
1766682637753122816 |