A constituição da subjetividade docente no Brasil: um contexto global

Este artigo explora aspectos das reformas educacionais que estão ocorrendo no Brasil, relacionando-os com uma ‘visão global’ que se aproxima das tendências e semelhanças que podem ser encontradas nas reformas educativas neoliberais em todo o mundo. Nós vamos delinear inúmeros processos inter-relacio...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Ball, Stephen J., Bailey, Patrick, Mena, Paula, Del Monte, Pablo, Santori, Diego, Tseng, Chun-ying, Young, Helen, Olmedo, Antonio
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5114
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-5114
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-51142019-10-24T19:41:32Z A constituição da subjetividade docente no Brasil: um contexto global Ball, Stephen J. Bailey, Patrick Mena, Paula Del Monte, Pablo Santori, Diego Tseng, Chun-ying Young, Helen Olmedo, Antonio Reforma educacional. Neoliberalismo. Performatividade. Trabalho docente. Este artigo explora aspectos das reformas educacionais que estão ocorrendo no Brasil, relacionando-os com uma ‘visão global’ que se aproxima das tendências e semelhanças que podem ser encontradas nas reformas educativas neoliberais em todo o mundo. Nós vamos delinear inúmeros processos inter-relacionados que se fazem presentes na escola como um local de trabalho, incluindo a intensificação do trabalho docente, a flexibilização da força de trabalho no ensino e a liberação da oferta de serviços na educação pública. O que será mostrado é que esses processos tem sido determinados por políticas neoliberais em escala global, por intermédio de uma combinação de privatizações endógenas e exógenas. As reformas que ocorrem no Brasil, e em muitos lugares, agem poderosamente não somente sobre as práticas e os valores da educação pública, mas também sobre as relações sociais no interior da escola e no entorno e para além do escolar. Elas tem um impacto significativo sobre o profissionalismo docente e opera para constituir docentes e suas subjetividades como performance e competição. Embora enfatizemos tendências gerais das reformas educativas neoliberais, também assistimos a algumas políticas locais específicas em inúmeros países. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2013-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5114 Revista Educação em Questão; v. 46 n. 32 (2013): maio/ago. 2013 1981-1802 0102-7735 10.21680/1981-1802.2013v46n32 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5114/4098
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Ball, Stephen J.
Bailey, Patrick
Mena, Paula
Del Monte, Pablo
Santori, Diego
Tseng, Chun-ying
Young, Helen
Olmedo, Antonio
spellingShingle Ball, Stephen J.
Bailey, Patrick
Mena, Paula
Del Monte, Pablo
Santori, Diego
Tseng, Chun-ying
Young, Helen
Olmedo, Antonio
A constituição da subjetividade docente no Brasil: um contexto global
author_facet Ball, Stephen J.
Bailey, Patrick
Mena, Paula
Del Monte, Pablo
Santori, Diego
Tseng, Chun-ying
Young, Helen
Olmedo, Antonio
author_sort Ball, Stephen J.
title A constituição da subjetividade docente no Brasil: um contexto global
title_short A constituição da subjetividade docente no Brasil: um contexto global
title_full A constituição da subjetividade docente no Brasil: um contexto global
title_fullStr A constituição da subjetividade docente no Brasil: um contexto global
title_full_unstemmed A constituição da subjetividade docente no Brasil: um contexto global
title_sort constituição da subjetividade docente no brasil: um contexto global
description Este artigo explora aspectos das reformas educacionais que estão ocorrendo no Brasil, relacionando-os com uma ‘visão global’ que se aproxima das tendências e semelhanças que podem ser encontradas nas reformas educativas neoliberais em todo o mundo. Nós vamos delinear inúmeros processos inter-relacionados que se fazem presentes na escola como um local de trabalho, incluindo a intensificação do trabalho docente, a flexibilização da força de trabalho no ensino e a liberação da oferta de serviços na educação pública. O que será mostrado é que esses processos tem sido determinados por políticas neoliberais em escala global, por intermédio de uma combinação de privatizações endógenas e exógenas. As reformas que ocorrem no Brasil, e em muitos lugares, agem poderosamente não somente sobre as práticas e os valores da educação pública, mas também sobre as relações sociais no interior da escola e no entorno e para além do escolar. Elas tem um impacto significativo sobre o profissionalismo docente e opera para constituir docentes e suas subjetividades como performance e competição. Embora enfatizemos tendências gerais das reformas educativas neoliberais, também assistimos a algumas políticas locais específicas em inúmeros países.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2013
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5114
work_keys_str_mv AT ballstephenj aconstituicaodasubjetividadedocentenobrasilumcontextoglobal
AT baileypatrick aconstituicaodasubjetividadedocentenobrasilumcontextoglobal
AT menapaula aconstituicaodasubjetividadedocentenobrasilumcontextoglobal
AT delmontepablo aconstituicaodasubjetividadedocentenobrasilumcontextoglobal
AT santoridiego aconstituicaodasubjetividadedocentenobrasilumcontextoglobal
AT tsengchunying aconstituicaodasubjetividadedocentenobrasilumcontextoglobal
AT younghelen aconstituicaodasubjetividadedocentenobrasilumcontextoglobal
AT olmedoantonio aconstituicaodasubjetividadedocentenobrasilumcontextoglobal
AT ballstephenj constituicaodasubjetividadedocentenobrasilumcontextoglobal
AT baileypatrick constituicaodasubjetividadedocentenobrasilumcontextoglobal
AT menapaula constituicaodasubjetividadedocentenobrasilumcontextoglobal
AT delmontepablo constituicaodasubjetividadedocentenobrasilumcontextoglobal
AT santoridiego constituicaodasubjetividadedocentenobrasilumcontextoglobal
AT tsengchunying constituicaodasubjetividadedocentenobrasilumcontextoglobal
AT younghelen constituicaodasubjetividadedocentenobrasilumcontextoglobal
AT olmedoantonio constituicaodasubjetividadedocentenobrasilumcontextoglobal
_version_ 1766682637753122816