E-Learning associado ao Turismo: caso de estudo numa unidade curricular de uma licenciatura do ensino superior em Portugal

O ensino à distância está cada vez mais presente nas instituições de ensino, em todos os níveis, através da utilização cada vez mais frequente das capacidades disponibilizadas pelas novas tecnologias de informação e comunicação. Neste âmbito, o e-Learning assume um papel cada vez mais importante par...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Cascada, Pedro M.G.L., Sousa, Carlos M.R., Correia, Marisol B., Ramos, Célia M.Q.
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR/UFRN)
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/5087
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O ensino à distância está cada vez mais presente nas instituições de ensino, em todos os níveis, através da utilização cada vez mais frequente das capacidades disponibilizadas pelas novas tecnologias de informação e comunicação. Neste âmbito, o e-Learning assume um papel cada vez mais importante para a disseminação do ensino à distância, sendo cada vez mais utilizado nos diversos níveis de ensino, com destaque para o ensino superior. Neste trabalho pretende-se caracterizar o ensino à distância, dando uma especial atenção ao e-Learning, às suas características, funcionalidades e formas de utilização que lhe estão associadas, bem como um enquadramento do momento atual de utilização do e-Learning. O caso de estudo foi aplicado a através de um questionário (online) aplicado a estudantes de uma unidade curricular (UC) do ensino superior português. Com os resultados obtidos no estudo obteve-se uma clara opinião por parte dos inquiridos sobre a importância das funcionalidades e pedagogias associadas ao e-Learning, e se devem ser mais utilizadas e desenvolvidas no futuro. Por outro lado, verificou-se que uma maior frequência de utilização deste tipo de ferramentas pode corresponder a um melhor desempenho dos estudantes.