O ethos, a identidade e as reflexões deontológicas do jornalista assessor de imprensa no contexto da atuação simultânea em redações e assessorias de Natal-RN

O mercado jornalístico brasileiro vem passando por diversas mudanças nos últimos anos, culminando em uma precarização da profissão de jornalista. Ao mesmo tempo em que o mercado exige um profissional multifuncional, este precisa estar cada vez mais especializado em cada função que exerce. Neste ínte...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Bulhões, Juliana Alberto Dantas
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/5051
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O mercado jornalístico brasileiro vem passando por diversas mudanças nos últimos anos, culminando em uma precarização da profissão de jornalista. Ao mesmo tempo em que o mercado exige um profissional multifuncional, este precisa estar cada vez mais especializado em cada função que exerce. Neste ínterim, uma das funções que passou por mais modificações nos últimos anos foi a de assessor de imprensa. É comum, ao jornalista brasileiro, exercer funções relacionadas à comunicação organizacional, ou ainda possuir simultaneamente vínculos empregatícios em empresas da mídia e fora da mídia, o que gera uma situação profissional complexa no que diz respeito à identidade, ao ethos e à ética. Diante deste contexto, nosso objetivo geral com a pesquisa foi investigar como se dá a prática profissional dos jornalistas que atuam concomitantemente em redações jornalísticas televisivas e assessorias de imprensa em Natal-RN. A base metodológica foi pautada na etnometodologia, na entrevista em profundidade e na pesquisa quantitativa.