Racionalidade e natureza humana na visão da epistemologia evolutiva
A epistemologia evolutiva é uma corrente que tenta explicar o conhecimento humano em conformidade com a descriçáo feita dele pelas ciências biológicas. Deste ponto de vista a seleçáo natural concorre como causa da presença, no ser humano, da atitude racional. Uma das principais críticas contra esta...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
EDUFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/494 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-494 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-4942016-12-16T16:58:13Z Racionalidade e natureza humana na visão da epistemologia evolutiva Matos, José Claudio Morelli A epistemologia evolutiva é uma corrente que tenta explicar o conhecimento humano em conformidade com a descriçáo feita dele pelas ciências biológicas. Deste ponto de vista a seleçáo natural concorre como causa da presença, no ser humano, da atitude racional. Uma das principais críticas contra esta corrente epistemológica, proposta por Thomas Nagel, apóia-se no argumento de que um conceito de racionalidade derivado das realizações de uma teoria científica – a teoria da evoluçáo – náo pode ser utilizado para explicar a validade universal das regras segundo as quais esta racionalidade opera. Esta crítica pode, segundo a tese aqui proposta, ser suficientemente respondida, a partir de uma consideraçáo adequada da noçáo de natureza humana, como composta de princípios e mecanismos que estariam na origem da capacidade racional encontrada no ser humano. Michael Ruse oferece uma estratégia de resposta do ponto de vista naturalista. O que se afirma neste trabalho é que há uma outra estratégia de resposta possível à crítica de Nagel contra a legitimidade da epistemologia evolutiva, que se apóia na analogia entre a evoluçáo biológica e a evoluçáo do conhecimento no ambiente da cultura. EDUFRN 2010-09-26 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/494 Princípios: Revista de Filosofia (UFRN); v. 14 n. 21 (2007): Princípios: revista de filosofia; 105-123 1983-2109 0104-8694 por https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/494/426 Copyright (c) 2014 Princípios: Revista de Filosofia (UFRN) |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Matos, José Claudio Morelli |
spellingShingle |
Matos, José Claudio Morelli Racionalidade e natureza humana na visão da epistemologia evolutiva |
author_facet |
Matos, José Claudio Morelli |
author_sort |
Matos, José Claudio Morelli |
title |
Racionalidade e natureza humana na visão da epistemologia evolutiva |
title_short |
Racionalidade e natureza humana na visão da epistemologia evolutiva |
title_full |
Racionalidade e natureza humana na visão da epistemologia evolutiva |
title_fullStr |
Racionalidade e natureza humana na visão da epistemologia evolutiva |
title_full_unstemmed |
Racionalidade e natureza humana na visão da epistemologia evolutiva |
title_sort |
racionalidade e natureza humana na visão da epistemologia evolutiva |
description |
A epistemologia evolutiva é uma corrente que tenta explicar o conhecimento humano em conformidade com a descriçáo feita dele pelas ciências biológicas. Deste ponto de vista a seleçáo natural concorre como causa da presença, no ser humano, da atitude racional. Uma das principais críticas contra esta corrente epistemológica, proposta por Thomas Nagel, apóia-se no argumento de que um conceito de racionalidade derivado das realizações de uma teoria científica – a teoria da evoluçáo – náo pode ser utilizado para explicar a validade universal das regras segundo as quais esta racionalidade opera. Esta crítica pode, segundo a tese aqui proposta, ser suficientemente respondida, a partir de uma consideraçáo adequada da noçáo de natureza humana, como composta de princípios e mecanismos que estariam na origem da capacidade racional encontrada no ser humano. Michael Ruse oferece uma estratégia de resposta do ponto de vista naturalista. O que se afirma neste trabalho é que há uma outra estratégia de resposta possível à crítica de Nagel contra a legitimidade da epistemologia evolutiva, que se apóia na analogia entre a evoluçáo biológica e a evoluçáo do conhecimento no ambiente da cultura. |
publisher |
EDUFRN |
publishDate |
2010 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/494 |
work_keys_str_mv |
AT matosjoseclaudiomorelli racionalidadeenaturezahumananavisaodaepistemologiaevolutiva |
_version_ |
1766681736213692416 |