UMA VILA ENTRE BAUMAN E SLOTERDIJK
O objetivo do trabalho é tentar fazer o diálogo entre reflexões de dois autores. Peter Sloterdijk (2004; 2008) e Zygmunt Bauman (2000; 2001; 2007). Sobre o primeiro, tentaremos percorrer os caminhos de sua esferologia com ênfase específica em uma de suas fases: a construção das cidades-impérios, mor...
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UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-47362013-12-18T19:23:26Z UMA VILA ENTRE BAUMAN E SLOTERDIJK França, Fagner Torres de O objetivo do trabalho é tentar fazer o diálogo entre reflexões de dois autores. Peter Sloterdijk (2004; 2008) e Zygmunt Bauman (2000; 2001; 2007). Sobre o primeiro, tentaremos percorrer os caminhos de sua esferologia com ênfase específica em uma de suas fases: a construção das cidades-impérios, morada de Deus, reis e imperadores, cercadas por grossos muros de proteção e ornadas por imponentes torres de vigilância, promotoras, na verdade, de uma estética-força, procurando, em todo caso, diluir a insegurança humana frente a um exterior ameaçador. No caso de Bauman, trataremos do seu conceito de “comunidades fechadas”. A recriação das comunidades atuais figuram no que o autor chama de comunitarismo, ou seja, uma espécie comunidade pervertida, de moldes fascistas, prontas a expulsar ou exterminar quem nela não se enquadra. Veremos como essas idéias podem se cruzar ao aplicá-las no filme A Vila (2004). UFRN 2013-12-18 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4736 Revista Inter-Legere; n. 8 (2011): O PÓS NA PÓS 1982-1662 por https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4736/3886 Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legere |
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Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
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O objetivo do trabalho é tentar fazer o diálogo entre reflexões de dois autores. Peter Sloterdijk (2004; 2008) e Zygmunt Bauman (2000; 2001; 2007). Sobre o primeiro, tentaremos percorrer os caminhos de sua esferologia com ênfase específica em uma de suas fases: a construção das cidades-impérios, morada de Deus, reis e imperadores, cercadas por grossos muros de proteção e ornadas por imponentes torres de vigilância, promotoras, na verdade, de uma estética-força, procurando, em todo caso, diluir a insegurança humana frente a um exterior ameaçador. No caso de Bauman, trataremos do seu conceito de “comunidades fechadas”. A recriação das comunidades atuais figuram no que o autor chama de comunitarismo, ou seja, uma espécie comunidade pervertida, de moldes fascistas, prontas a expulsar ou exterminar quem nela não se enquadra. Veremos como essas idéias podem se cruzar ao aplicá-las no filme A Vila (2004). |
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