INCLUSÃO DIGITAL: a inserção das tecnologias informacionais nas Escolas Públicas da RMNatal
O presente trabalho tem por objetivo verificar a influência da Inclusão Digital no desempenho escolar dos alunos de Ensino Médio da rede pública na Região Metropolitana de Natal, através do uso do computador de forma pedagógica e da utilização da Internet. No decorrer do trabalho, tentamos responder...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4706 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-4706 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-47062013-12-18T19:23:25Z INCLUSÃO DIGITAL: a inserção das tecnologias informacionais nas Escolas Públicas da RMNatal Cruz, Aracely Xavier da O presente trabalho tem por objetivo verificar a influência da Inclusão Digital no desempenho escolar dos alunos de Ensino Médio da rede pública na Região Metropolitana de Natal, através do uso do computador de forma pedagógica e da utilização da Internet. No decorrer do trabalho, tentamos responder à indagação: O uso pedagógico da informática, associado à Internet, contribui para a melhoria do desempenho escolar dos alunos das escolas públicas da Região Metropolitana de Natal? Para responder à indagação de pesquisa, debruçamo-nos diante do banco de dados do INEP relativo à infraestrutura das escolas e ao banco das taxas de desempenho escolar. Para tanto, realizamos procedimentos técnicos para obter a relação entre Internet e Desempenho Escolar. Em seguida, foram configurados os Ambientes Escolares de Inclusão Digital e realizados os cruzamentos com taxas de aprovação, distorção e reprovação. Os resultados da pesquisa apontam que, de acordo com a classificação estabelecida em Ambientes Escolares Incluídos, Ambientes Escolares Deficitários, Ambientes Escolares Adversos e Ambientes Escolares Excluídos, o que tem prevalecido na Região Metropolitana de Natal são as escolas que se encontram na condição de excluídas. UFRN 2013-12-13 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4706 Revista Inter-Legere; n. 8 (2011): O PÓS NA PÓS 1982-1662 por https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4706/3857 Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legere |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Cruz, Aracely Xavier da |
spellingShingle |
Cruz, Aracely Xavier da INCLUSÃO DIGITAL: a inserção das tecnologias informacionais nas Escolas Públicas da RMNatal |
author_facet |
Cruz, Aracely Xavier da |
author_sort |
Cruz, Aracely Xavier da |
title |
INCLUSÃO DIGITAL: a inserção das tecnologias informacionais nas Escolas Públicas da RMNatal |
title_short |
INCLUSÃO DIGITAL: a inserção das tecnologias informacionais nas Escolas Públicas da RMNatal |
title_full |
INCLUSÃO DIGITAL: a inserção das tecnologias informacionais nas Escolas Públicas da RMNatal |
title_fullStr |
INCLUSÃO DIGITAL: a inserção das tecnologias informacionais nas Escolas Públicas da RMNatal |
title_full_unstemmed |
INCLUSÃO DIGITAL: a inserção das tecnologias informacionais nas Escolas Públicas da RMNatal |
title_sort |
inclusão digital: a inserção das tecnologias informacionais nas escolas públicas da rmnatal |
description |
O presente trabalho tem por objetivo verificar a influência da Inclusão Digital no desempenho escolar dos alunos de Ensino Médio da rede pública na Região Metropolitana de Natal, através do uso do computador de forma pedagógica e da utilização da Internet. No decorrer do trabalho, tentamos responder à indagação: O uso pedagógico da informática, associado à Internet, contribui para a melhoria do desempenho escolar dos alunos das escolas públicas da Região Metropolitana de Natal? Para responder à indagação de pesquisa, debruçamo-nos diante do banco de dados do INEP relativo à infraestrutura das escolas e ao banco das taxas de desempenho escolar. Para tanto, realizamos procedimentos técnicos para obter a relação entre Internet e Desempenho Escolar. Em seguida, foram configurados os Ambientes Escolares de Inclusão Digital e realizados os cruzamentos com taxas de aprovação, distorção e reprovação. Os resultados da pesquisa apontam que, de acordo com a classificação estabelecida em Ambientes Escolares Incluídos, Ambientes Escolares Deficitários, Ambientes Escolares Adversos e Ambientes Escolares Excluídos, o que tem prevalecido na Região Metropolitana de Natal são as escolas que se encontram na condição de excluídas. |
publisher |
UFRN |
publishDate |
2013 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4706 |
work_keys_str_mv |
AT cruzaracelyxavierda inclusaodigitalainsercaodastecnologiasinformacionaisnasescolaspublicasdarmnatal |
_version_ |
1766682855121879040 |