O USO PEDAGÓGICO DAS TIC COMO EXPANSÃO DAS CAPACIDADES: O PROINFO NATAL/RN

O principal objetivo da pesquisa “O uso pedagógico das TIC como expansão das capacidades: o PROINFO Natal/RN” foi realizar uma avaliação da efetividade desse programa nas escolas públicas do município. Especificamente, a pesquisa verificou se o programa: a) conseguiu promover o uso pedagógico das no...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Maria Aparecida Ramos da
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4691
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-4691
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-46912013-12-23T16:14:51Z O USO PEDAGÓGICO DAS TIC COMO EXPANSÃO DAS CAPACIDADES: O PROINFO NATAL/RN Silva, Maria Aparecida Ramos da O principal objetivo da pesquisa “O uso pedagógico das TIC como expansão das capacidades: o PROINFO Natal/RN” foi realizar uma avaliação da efetividade desse programa nas escolas públicas do município. Especificamente, a pesquisa verificou se o programa: a) conseguiu promover o uso pedagógico das novas TIC; b) fomentou a melhoria do processo de ensino e aprendizagem com o uso das TIC; e, c) realizou efetivações e a expansão de suas capacidades. A metodologia consistiu na revisão da literatura; realização de entrevistas semi-estruturadas com gestores e professores; além de quatro grupos focais com estudantes do 9º ano do ensino fundamental; também foram feitas observações diretas e análise dos documentos que regulamentam o programa. Os resultados desta pesquisa mostraram que o PROINFO apresenta uma série de interferências em sua efetividade, provocando uma distância entre o que está proposto nos objetivos e os resultados observados no cotidiano das escolas. Concluiu-se que o programa precisa superar essas fragilidades, visando contribuir para a promoção de efetivações e a expansão das capacidades dos estudantes. UFRN 2013-12-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4691 Revista Inter-Legere; n. 7 (2010): ECLETISMO E RESISTÊNCIA 1982-1662 por https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4691/3828 Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legere
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Silva, Maria Aparecida Ramos da
spellingShingle Silva, Maria Aparecida Ramos da
O USO PEDAGÓGICO DAS TIC COMO EXPANSÃO DAS CAPACIDADES: O PROINFO NATAL/RN
author_facet Silva, Maria Aparecida Ramos da
author_sort Silva, Maria Aparecida Ramos da
title O USO PEDAGÓGICO DAS TIC COMO EXPANSÃO DAS CAPACIDADES: O PROINFO NATAL/RN
title_short O USO PEDAGÓGICO DAS TIC COMO EXPANSÃO DAS CAPACIDADES: O PROINFO NATAL/RN
title_full O USO PEDAGÓGICO DAS TIC COMO EXPANSÃO DAS CAPACIDADES: O PROINFO NATAL/RN
title_fullStr O USO PEDAGÓGICO DAS TIC COMO EXPANSÃO DAS CAPACIDADES: O PROINFO NATAL/RN
title_full_unstemmed O USO PEDAGÓGICO DAS TIC COMO EXPANSÃO DAS CAPACIDADES: O PROINFO NATAL/RN
title_sort o uso pedagógico das tic como expansão das capacidades: o proinfo natal/rn
description O principal objetivo da pesquisa “O uso pedagógico das TIC como expansão das capacidades: o PROINFO Natal/RN” foi realizar uma avaliação da efetividade desse programa nas escolas públicas do município. Especificamente, a pesquisa verificou se o programa: a) conseguiu promover o uso pedagógico das novas TIC; b) fomentou a melhoria do processo de ensino e aprendizagem com o uso das TIC; e, c) realizou efetivações e a expansão de suas capacidades. A metodologia consistiu na revisão da literatura; realização de entrevistas semi-estruturadas com gestores e professores; além de quatro grupos focais com estudantes do 9º ano do ensino fundamental; também foram feitas observações diretas e análise dos documentos que regulamentam o programa. Os resultados desta pesquisa mostraram que o PROINFO apresenta uma série de interferências em sua efetividade, provocando uma distância entre o que está proposto nos objetivos e os resultados observados no cotidiano das escolas. Concluiu-se que o programa precisa superar essas fragilidades, visando contribuir para a promoção de efetivações e a expansão das capacidades dos estudantes.
publisher UFRN
publishDate 2013
url https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4691
work_keys_str_mv AT silvamariaaparecidaramosda ousopedagogicodasticcomoexpansaodascapacidadesoproinfonatalrn
_version_ 1766682853051990016