O USO PEDAGÓGICO DAS TIC COMO EXPANSÃO DAS CAPACIDADES: O PROINFO NATAL/RN
O principal objetivo da pesquisa “O uso pedagógico das TIC como expansão das capacidades: o PROINFO Natal/RN” foi realizar uma avaliação da efetividade desse programa nas escolas públicas do município. Especificamente, a pesquisa verificou se o programa: a) conseguiu promover o uso pedagógico das no...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4691 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-4691 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-46912013-12-23T16:14:51Z O USO PEDAGÓGICO DAS TIC COMO EXPANSÃO DAS CAPACIDADES: O PROINFO NATAL/RN Silva, Maria Aparecida Ramos da O principal objetivo da pesquisa “O uso pedagógico das TIC como expansão das capacidades: o PROINFO Natal/RN” foi realizar uma avaliação da efetividade desse programa nas escolas públicas do município. Especificamente, a pesquisa verificou se o programa: a) conseguiu promover o uso pedagógico das novas TIC; b) fomentou a melhoria do processo de ensino e aprendizagem com o uso das TIC; e, c) realizou efetivações e a expansão de suas capacidades. A metodologia consistiu na revisão da literatura; realização de entrevistas semi-estruturadas com gestores e professores; além de quatro grupos focais com estudantes do 9º ano do ensino fundamental; também foram feitas observações diretas e análise dos documentos que regulamentam o programa. Os resultados desta pesquisa mostraram que o PROINFO apresenta uma série de interferências em sua efetividade, provocando uma distância entre o que está proposto nos objetivos e os resultados observados no cotidiano das escolas. Concluiu-se que o programa precisa superar essas fragilidades, visando contribuir para a promoção de efetivações e a expansão das capacidades dos estudantes. UFRN 2013-12-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4691 Revista Inter-Legere; n. 7 (2010): ECLETISMO E RESISTÊNCIA 1982-1662 por https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4691/3828 Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legere |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Silva, Maria Aparecida Ramos da |
spellingShingle |
Silva, Maria Aparecida Ramos da O USO PEDAGÓGICO DAS TIC COMO EXPANSÃO DAS CAPACIDADES: O PROINFO NATAL/RN |
author_facet |
Silva, Maria Aparecida Ramos da |
author_sort |
Silva, Maria Aparecida Ramos da |
title |
O USO PEDAGÓGICO DAS TIC COMO EXPANSÃO DAS CAPACIDADES: O PROINFO NATAL/RN |
title_short |
O USO PEDAGÓGICO DAS TIC COMO EXPANSÃO DAS CAPACIDADES: O PROINFO NATAL/RN |
title_full |
O USO PEDAGÓGICO DAS TIC COMO EXPANSÃO DAS CAPACIDADES: O PROINFO NATAL/RN |
title_fullStr |
O USO PEDAGÓGICO DAS TIC COMO EXPANSÃO DAS CAPACIDADES: O PROINFO NATAL/RN |
title_full_unstemmed |
O USO PEDAGÓGICO DAS TIC COMO EXPANSÃO DAS CAPACIDADES: O PROINFO NATAL/RN |
title_sort |
o uso pedagógico das tic como expansão das capacidades: o proinfo natal/rn |
description |
O principal objetivo da pesquisa “O uso pedagógico das TIC como expansão das capacidades: o PROINFO Natal/RN” foi realizar uma avaliação da efetividade desse programa nas escolas públicas do município. Especificamente, a pesquisa verificou se o programa: a) conseguiu promover o uso pedagógico das novas TIC; b) fomentou a melhoria do processo de ensino e aprendizagem com o uso das TIC; e, c) realizou efetivações e a expansão de suas capacidades. A metodologia consistiu na revisão da literatura; realização de entrevistas semi-estruturadas com gestores e professores; além de quatro grupos focais com estudantes do 9º ano do ensino fundamental; também foram feitas observações diretas e análise dos documentos que regulamentam o programa. Os resultados desta pesquisa mostraram que o PROINFO apresenta uma série de interferências em sua efetividade, provocando uma distância entre o que está proposto nos objetivos e os resultados observados no cotidiano das escolas. Concluiu-se que o programa precisa superar essas fragilidades, visando contribuir para a promoção de efetivações e a expansão das capacidades dos estudantes. |
publisher |
UFRN |
publishDate |
2013 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4691 |
work_keys_str_mv |
AT silvamariaaparecidaramosda ousopedagogicodasticcomoexpansaodascapacidadesoproinfonatalrn |
_version_ |
1766682853051990016 |