ESQUIZOANÁLISE APLICADA À EDUCAÇÃO: introdução ao Estudo Político-Linguístico da Educação Brasileira

A proposta deste trabalho é fazer uma esquizoanálise da educação brasileira seguindo os pressupostos teóricos metodológicos apontas por Deleuze & Guattari em sua obra Mil Platôs (traduzida e publicada em cinco volumes no Brasil) e aplicando este modelo de análise como víeis hermenêutico pelo...

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Autor principal: Araújo, Jair
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: UFRN
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spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-46682013-12-12T14:50:04Z ESQUIZOANÁLISE APLICADA À EDUCAÇÃO: introdução ao Estudo Político-Linguístico da Educação Brasileira Araújo, Jair A proposta deste trabalho é fazer uma esquizoanálise da educação brasileira seguindo os pressupostos teóricos metodológicos apontas por Deleuze & Guattari em sua obra Mil Platôs (traduzida e publicada em cinco volumes no Brasil) e aplicando este modelo de análise como víeis hermenêutico pelo qual se faz uma  análise documental do texto/documento da Nova LDB (9394/96) e uma a análise conjuntural das movimentações políticas que precedem e sucedem a sua  confecção e publicação no congresso nacional. Tentar-se-á mostrar: (1) como a ideologia neoliberal e os ditames do “Mercado” capitalista global incidem sobre as propostas educacionais para o Brasil e para a América Latina e (2) como o texto/documento que compõe a Nova LDB (9394/96) está atravessada por esses compromissos ideológicos e interesses, muitas vezes, alheios à educação em si mesma. No final do artigo são feitas propostas de análises e de ações que visam ao aprofundamento de nossa compreensão e estudo da educação brasileira e do nosso poder de intervenção cidadã com vistas a promover mudanças políticas e qualitativas no âmbito da educação no Brasil. UFRN 2013-12-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4668 Revista Inter-Legere; n. 7 (2010): ECLETISMO E RESISTÊNCIA 1982-1662 por https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4668/3853 Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legere
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