EDUCAÇÃO POPULAR E TRABALHO: uma relação que aponta caminhos e outras possibilidades...

Discute-se a vigência de uma concepção de educação popular e os desafios que os tempos atuais nos apresentam, principalmente no que se refere ao trabalho, uma categoria fundante na constituição do ser social. Considera-se o trabalho enquanto uma práxis, como uma parte fundamental da ontologia do ser...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Pereira, Ana Lúcia Nunes
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4626
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-4626
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-46262013-12-18T19:23:25Z EDUCAÇÃO POPULAR E TRABALHO: uma relação que aponta caminhos e outras possibilidades... Pereira, Ana Lúcia Nunes Discute-se a vigência de uma concepção de educação popular e os desafios que os tempos atuais nos apresentam, principalmente no que se refere ao trabalho, uma categoria fundante na constituição do ser social. Considera-se o trabalho enquanto uma práxis, como uma parte fundamental da ontologia do ser social. Aponta-se que, para a Educação Popular se recolocar no atual contexto social e se constituir enquanto projeto alternativo e contra-hegemônico, ela precisa rever seus princípios histórico--antropológico, sócio-filosófico e pedagógico, a partir de práticas educativas populares concretas que possibilitem avaliar criticamente as correntes ideológicas impostas ao longo do nosso processo histórico, para que, a partir daí, possamos construir outras matrizes de pensamento, capazes de desvelar o silêncio causado pelas correntes hegemônicas do pensamento e fazer ressurgir uma nova história. Considera-se que a EP ainda é vigente na sociedade atual, contudo precisamos compreender que só retomará sua vigência e sentido na medida que recuperar o seu poder de reflexão, se recolocar no atual contexto como um projeto alternativo capaz de avaliar criticamente as correntes ideológicas impostas ao longo do nosso processo histórico para que, a partir daí, possa construir outras matrizes de pensamento. UFRN 2013-12-07 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4626 Revista Inter-Legere; n. 8 (2011): O PÓS NA PÓS 1982-1662 por https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4626/3784 Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legere
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Pereira, Ana Lúcia Nunes
spellingShingle Pereira, Ana Lúcia Nunes
EDUCAÇÃO POPULAR E TRABALHO: uma relação que aponta caminhos e outras possibilidades...
author_facet Pereira, Ana Lúcia Nunes
author_sort Pereira, Ana Lúcia Nunes
title EDUCAÇÃO POPULAR E TRABALHO: uma relação que aponta caminhos e outras possibilidades...
title_short EDUCAÇÃO POPULAR E TRABALHO: uma relação que aponta caminhos e outras possibilidades...
title_full EDUCAÇÃO POPULAR E TRABALHO: uma relação que aponta caminhos e outras possibilidades...
title_fullStr EDUCAÇÃO POPULAR E TRABALHO: uma relação que aponta caminhos e outras possibilidades...
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO POPULAR E TRABALHO: uma relação que aponta caminhos e outras possibilidades...
title_sort educação popular e trabalho: uma relação que aponta caminhos e outras possibilidades...
description Discute-se a vigência de uma concepção de educação popular e os desafios que os tempos atuais nos apresentam, principalmente no que se refere ao trabalho, uma categoria fundante na constituição do ser social. Considera-se o trabalho enquanto uma práxis, como uma parte fundamental da ontologia do ser social. Aponta-se que, para a Educação Popular se recolocar no atual contexto social e se constituir enquanto projeto alternativo e contra-hegemônico, ela precisa rever seus princípios histórico--antropológico, sócio-filosófico e pedagógico, a partir de práticas educativas populares concretas que possibilitem avaliar criticamente as correntes ideológicas impostas ao longo do nosso processo histórico, para que, a partir daí, possamos construir outras matrizes de pensamento, capazes de desvelar o silêncio causado pelas correntes hegemônicas do pensamento e fazer ressurgir uma nova história. Considera-se que a EP ainda é vigente na sociedade atual, contudo precisamos compreender que só retomará sua vigência e sentido na medida que recuperar o seu poder de reflexão, se recolocar no atual contexto como um projeto alternativo capaz de avaliar criticamente as correntes ideológicas impostas ao longo do nosso processo histórico para que, a partir daí, possa construir outras matrizes de pensamento.
publisher UFRN
publishDate 2013
url https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4626
work_keys_str_mv AT pereiraanalucianunes educacaopopularetrabalhoumarelacaoqueapontacaminhoseoutraspossibilidades
_version_ 1766682848477052928