EDUCAÇÃO POPULAR E TRABALHO: uma relação que aponta caminhos e outras possibilidades...
Discute-se a vigência de uma concepção de educação popular e os desafios que os tempos atuais nos apresentam, principalmente no que se refere ao trabalho, uma categoria fundante na constituição do ser social. Considera-se o trabalho enquanto uma práxis, como uma parte fundamental da ontologia do ser...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4626 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-4626 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-46262013-12-18T19:23:25Z EDUCAÇÃO POPULAR E TRABALHO: uma relação que aponta caminhos e outras possibilidades... Pereira, Ana Lúcia Nunes Discute-se a vigência de uma concepção de educação popular e os desafios que os tempos atuais nos apresentam, principalmente no que se refere ao trabalho, uma categoria fundante na constituição do ser social. Considera-se o trabalho enquanto uma práxis, como uma parte fundamental da ontologia do ser social. Aponta-se que, para a Educação Popular se recolocar no atual contexto social e se constituir enquanto projeto alternativo e contra-hegemônico, ela precisa rever seus princípios histórico--antropológico, sócio-filosófico e pedagógico, a partir de práticas educativas populares concretas que possibilitem avaliar criticamente as correntes ideológicas impostas ao longo do nosso processo histórico, para que, a partir daí, possamos construir outras matrizes de pensamento, capazes de desvelar o silêncio causado pelas correntes hegemônicas do pensamento e fazer ressurgir uma nova história. Considera-se que a EP ainda é vigente na sociedade atual, contudo precisamos compreender que só retomará sua vigência e sentido na medida que recuperar o seu poder de reflexão, se recolocar no atual contexto como um projeto alternativo capaz de avaliar criticamente as correntes ideológicas impostas ao longo do nosso processo histórico para que, a partir daí, possa construir outras matrizes de pensamento. UFRN 2013-12-07 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4626 Revista Inter-Legere; n. 8 (2011): O PÓS NA PÓS 1982-1662 por https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4626/3784 Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legere |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Pereira, Ana Lúcia Nunes |
spellingShingle |
Pereira, Ana Lúcia Nunes EDUCAÇÃO POPULAR E TRABALHO: uma relação que aponta caminhos e outras possibilidades... |
author_facet |
Pereira, Ana Lúcia Nunes |
author_sort |
Pereira, Ana Lúcia Nunes |
title |
EDUCAÇÃO POPULAR E TRABALHO: uma relação que aponta caminhos e outras possibilidades... |
title_short |
EDUCAÇÃO POPULAR E TRABALHO: uma relação que aponta caminhos e outras possibilidades... |
title_full |
EDUCAÇÃO POPULAR E TRABALHO: uma relação que aponta caminhos e outras possibilidades... |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO POPULAR E TRABALHO: uma relação que aponta caminhos e outras possibilidades... |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO POPULAR E TRABALHO: uma relação que aponta caminhos e outras possibilidades... |
title_sort |
educação popular e trabalho: uma relação que aponta caminhos e outras possibilidades... |
description |
Discute-se a vigência de uma concepção de educação popular e os desafios que os tempos atuais nos apresentam, principalmente no que se refere ao trabalho, uma categoria fundante na constituição do ser social. Considera-se o trabalho enquanto uma práxis, como uma parte fundamental da ontologia do ser social. Aponta-se que, para a Educação Popular se recolocar no atual contexto social e se constituir enquanto projeto alternativo e contra-hegemônico, ela precisa rever seus princípios histórico--antropológico, sócio-filosófico e pedagógico, a partir de práticas educativas populares concretas que possibilitem avaliar criticamente as correntes ideológicas impostas ao longo do nosso processo histórico, para que, a partir daí, possamos construir outras matrizes de pensamento, capazes de desvelar o silêncio causado pelas correntes hegemônicas do pensamento e fazer ressurgir uma nova história. Considera-se que a EP ainda é vigente na sociedade atual, contudo precisamos compreender que só retomará sua vigência e sentido na medida que recuperar o seu poder de reflexão, se recolocar no atual contexto como um projeto alternativo capaz de avaliar criticamente as correntes ideológicas impostas ao longo do nosso processo histórico para que, a partir daí, possa construir outras matrizes de pensamento. |
publisher |
UFRN |
publishDate |
2013 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4626 |
work_keys_str_mv |
AT pereiraanalucianunes educacaopopularetrabalhoumarelacaoqueapontacaminhoseoutraspossibilidades |
_version_ |
1766682848477052928 |