EDUCAÇÃO POPULAR E TRABALHO: uma relação que aponta caminhos e outras possibilidades...

Discute-se a vigência de uma concepção de educação popular e os desafios que os tempos atuais nos apresentam, principalmente no que se refere ao trabalho, uma categoria fundante na constituição do ser social. Considera-se o trabalho enquanto uma práxis, como uma parte fundamental da ontologia do ser...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Pereira, Ana Lúcia Nunes
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4626
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Descrição
Resumo:Discute-se a vigência de uma concepção de educação popular e os desafios que os tempos atuais nos apresentam, principalmente no que se refere ao trabalho, uma categoria fundante na constituição do ser social. Considera-se o trabalho enquanto uma práxis, como uma parte fundamental da ontologia do ser social. Aponta-se que, para a Educação Popular se recolocar no atual contexto social e se constituir enquanto projeto alternativo e contra-hegemônico, ela precisa rever seus princípios histórico--antropológico, sócio-filosófico e pedagógico, a partir de práticas educativas populares concretas que possibilitem avaliar criticamente as correntes ideológicas impostas ao longo do nosso processo histórico, para que, a partir daí, possamos construir outras matrizes de pensamento, capazes de desvelar o silêncio causado pelas correntes hegemônicas do pensamento e fazer ressurgir uma nova história. Considera-se que a EP ainda é vigente na sociedade atual, contudo precisamos compreender que só retomará sua vigência e sentido na medida que recuperar o seu poder de reflexão, se recolocar no atual contexto como um projeto alternativo capaz de avaliar criticamente as correntes ideológicas impostas ao longo do nosso processo histórico para que, a partir daí, possa construir outras matrizes de pensamento.