I Conferência Nacional de Educação da Associação Brasileira de Educação (ABE, Curitiba, 1927): revendo significados da sua relação com a origem da Escola Nova no Brasil

A I Conferência Nacional de Educação Brasileira (ABE, 1927) traz à luz muitas idéias e documentos desconhecidos até aquela data, que causaram impacto na comunidade acadêmica. De certo modo, a mesma coisa ocorreu em 1997, quando o Ministério de Educação e Cultura (MEC) publicou todo o material do eve...

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Autor principal: Costa, Ferreira Susana da
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-45102019-06-27T17:00:30Z I Conferência Nacional de Educação da Associação Brasileira de Educação (ABE, Curitiba, 1927): revendo significados da sua relação com a origem da Escola Nova no Brasil Costa, Ferreira Susana da I Conferência. ABE. Escola nova. A I Conferência Nacional de Educação Brasileira (ABE, 1927) traz à luz muitas idéias e documentos desconhecidos até aquela data, que causaram impacto na comunidade acadêmica. De certo modo, a mesma coisa ocorreu em 1997, quando o Ministério de Educação e Cultura (MEC) publicou todo o material do evento pela primeira vez, em sintonia com a criação do Memorial Lysímaco Ferreira da Costa, organizador da Conferência. Tais determinantes deram início a uma série de artigos, teses e dissertações sobre o assunto. A publicação do MEC abriu a possibilidade de novas interpretações e pontos de vista sobre o evento, pedra angular da educação brasileira. Entretanto, documentos relativamente recentes afirmam que a I Conferência e o florescimento da Escola Nova no Brasil não estão relacionados. O presente trabalho tenta esclarecer o sentido amplo do Congresso, baseado em pesquisas desenvolvidas desde 1985. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2006-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4510 Revista Educação em Questão; v. 26 n. 12 (2006): maio/ago. 2006; 69-92 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4510/3696
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