Elementos para a análise da relação consumo e meio ambiente
Trataremos das abordagens que explicam o consumo nas três perspectivas apresentadas por Featherstone1: o consumo como premissa à expansáo da produçáo capitalista ou como momento indispensável à reproduçáo do capital e que concebe a determinaçáo da produçáo sobre o cons...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Mneme - Revista de Humanidades
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/45 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-45 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-452011-12-07T20:23:28Z Elementos para a análise da relação consumo e meio ambiente Araújo, Sandra Kelly de Nóbrega, Orgival Consumo Meio-ambiente Poder simbólico Trataremos das abordagens que explicam o consumo nas três perspectivas apresentadas por Featherstone1: o consumo como premissa à expansáo da produçáo capitalista ou como momento indispensável à reproduçáo do capital e que concebe a determinaçáo da produçáo sobre o consumo e, portanto, o caráter passivo do consumidor frente à mercadoria; o consumo com forma de diferenciaçáo e distinçáo reconhecido pela posse de capital cultural - aqui, as diferenças funcionam como signos, tal como apresentado por Bourdieu2, capazes de delimitar espaços sociais e conferir poder simbólico. Por fim, temos a concepçáo do consumo como prazer, sonhos e desejos celebrados. A prática do consumo é vista como um processo ativo, consciente, uma escolha. Mneme - Revista de Humanidades 2010-03-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/45 Mneme - Revista de Humanidades; v. 1 n. 02 (2000): Revista Mneme 02 1518-3394 por https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/45/36 Copyright (c) 2014 Mneme - Revista de Humanidades |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Araújo, Sandra Kelly de Nóbrega, Orgival |
spellingShingle |
Araújo, Sandra Kelly de Nóbrega, Orgival Elementos para a análise da relação consumo e meio ambiente |
author_facet |
Araújo, Sandra Kelly de Nóbrega, Orgival |
author_sort |
Araújo, Sandra Kelly de |
title |
Elementos para a análise da relação consumo e meio ambiente |
title_short |
Elementos para a análise da relação consumo e meio ambiente |
title_full |
Elementos para a análise da relação consumo e meio ambiente |
title_fullStr |
Elementos para a análise da relação consumo e meio ambiente |
title_full_unstemmed |
Elementos para a análise da relação consumo e meio ambiente |
title_sort |
elementos para a análise da relação consumo e meio ambiente |
description |
Trataremos das abordagens que explicam o consumo nas três perspectivas apresentadas por Featherstone1: o consumo como premissa à expansáo da produçáo capitalista ou como momento indispensável à reproduçáo do capital e que concebe a determinaçáo da produçáo sobre o consumo e, portanto, o caráter passivo do consumidor frente à mercadoria; o consumo com forma de diferenciaçáo e distinçáo reconhecido pela posse de capital cultural - aqui, as diferenças funcionam como signos, tal como apresentado por Bourdieu2, capazes de delimitar espaços sociais e conferir poder simbólico. Por fim, temos a concepçáo do consumo como prazer, sonhos e desejos celebrados. A prática do consumo é vista como um processo ativo, consciente, uma escolha. |
publisher |
Mneme - Revista de Humanidades |
publishDate |
2010 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/45 |
work_keys_str_mv |
AT araujosandrakellyde elementosparaaanalisedarelacaoconsumoemeioambiente AT nobregaorgival elementosparaaanalisedarelacaoconsumoemeioambiente |
_version_ |
1766681545926508544 |