Elementos para a análise da relação consumo e meio ambiente

Trataremos das abordagens que explicam o consumo nas três perspectivas apresentadas por Featherstone1: o consumo como premissa à  expansáo da produçáo capitalista ou como momento indispensável à  reproduçáo do capital e que concebe a determinaçáo da produçáo sobre o cons...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Araújo, Sandra Kelly de, Nóbrega, Orgival
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Mneme - Revista de Humanidades
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/45
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-45
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-452011-12-07T20:23:28Z Elementos para a análise da relação consumo e meio ambiente Araújo, Sandra Kelly de Nóbrega, Orgival Consumo Meio-ambiente Poder simbólico Trataremos das abordagens que explicam o consumo nas três perspectivas apresentadas por Featherstone1: o consumo como premissa à  expansáo da produçáo capitalista ou como momento indispensável à  reproduçáo do capital e que concebe a determinaçáo da produçáo sobre o consumo e, portanto, o caráter passivo do consumidor frente à mercadoria; o consumo com forma de diferenciaçáo e distinçáo reconhecido pela posse de capital cultural - aqui, as diferenças funcionam como signos, tal como apresentado por Bourdieu2, capazes de delimitar espaços sociais e conferir poder simbólico. Por fim, temos a concepçáo do consumo como prazer, sonhos e desejos celebrados. A prática do consumo é vista como um processo ativo, consciente, uma escolha.  Mneme - Revista de Humanidades 2010-03-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/45 Mneme - Revista de Humanidades; v. 1 n. 02 (2000): Revista Mneme 02 1518-3394 por https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/45/36 Copyright (c) 2014 Mneme - Revista de Humanidades
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Araújo, Sandra Kelly de
Nóbrega, Orgival
spellingShingle Araújo, Sandra Kelly de
Nóbrega, Orgival
Elementos para a análise da relação consumo e meio ambiente
author_facet Araújo, Sandra Kelly de
Nóbrega, Orgival
author_sort Araújo, Sandra Kelly de
title Elementos para a análise da relação consumo e meio ambiente
title_short Elementos para a análise da relação consumo e meio ambiente
title_full Elementos para a análise da relação consumo e meio ambiente
title_fullStr Elementos para a análise da relação consumo e meio ambiente
title_full_unstemmed Elementos para a análise da relação consumo e meio ambiente
title_sort elementos para a análise da relação consumo e meio ambiente
description Trataremos das abordagens que explicam o consumo nas três perspectivas apresentadas por Featherstone1: o consumo como premissa à  expansáo da produçáo capitalista ou como momento indispensável à  reproduçáo do capital e que concebe a determinaçáo da produçáo sobre o consumo e, portanto, o caráter passivo do consumidor frente à mercadoria; o consumo com forma de diferenciaçáo e distinçáo reconhecido pela posse de capital cultural - aqui, as diferenças funcionam como signos, tal como apresentado por Bourdieu2, capazes de delimitar espaços sociais e conferir poder simbólico. Por fim, temos a concepçáo do consumo como prazer, sonhos e desejos celebrados. A prática do consumo é vista como um processo ativo, consciente, uma escolha. 
publisher Mneme - Revista de Humanidades
publishDate 2010
url https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/45
work_keys_str_mv AT araujosandrakellyde elementosparaaanalisedarelacaoconsumoemeioambiente
AT nobregaorgival elementosparaaanalisedarelacaoconsumoemeioambiente
_version_ 1766681545926508544