Elementos para a análise da relação consumo e meio ambiente

Trataremos das abordagens que explicam o consumo nas três perspectivas apresentadas por Featherstone1: o consumo como premissa à  expansáo da produçáo capitalista ou como momento indispensável à  reproduçáo do capital e que concebe a determinaçáo da produçáo sobre o cons...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Araújo, Sandra Kelly de, Nóbrega, Orgival
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Mneme - Revista de Humanidades
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/45
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Trataremos das abordagens que explicam o consumo nas três perspectivas apresentadas por Featherstone1: o consumo como premissa à  expansáo da produçáo capitalista ou como momento indispensável à  reproduçáo do capital e que concebe a determinaçáo da produçáo sobre o consumo e, portanto, o caráter passivo do consumidor frente à mercadoria; o consumo com forma de diferenciaçáo e distinçáo reconhecido pela posse de capital cultural - aqui, as diferenças funcionam como signos, tal como apresentado por Bourdieu2, capazes de delimitar espaços sociais e conferir poder simbólico. Por fim, temos a concepçáo do consumo como prazer, sonhos e desejos celebrados. A prática do consumo é vista como um processo ativo, consciente, uma escolha.