Relações étnico-raciais e formação de professores: uma reflexão sobre a docência no Estado do Pará, 1970-1989

Este artigo trata da formação de professores oferecida pelo Instituto de Educação do Estado do Pará, nas décadas de 1970 e 1980. Como também se volta para a capacitação oferecida pelo Instituto para o trato da questão racial. Utiliza-se como base teórica as formulações de Pierre Bourdieu, relativas...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Coelho, Wilma de Nazaré Baía
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4493
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-4493
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-44932019-06-27T17:00:29Z Relações étnico-raciais e formação de professores: uma reflexão sobre a docência no Estado do Pará, 1970-1989 Coelho, Wilma de Nazaré Baía Educação. Formação de professores. Questão racial. Preconceito. Reprodução. Este artigo trata da formação de professores oferecida pelo Instituto de Educação do Estado do Pará, nas décadas de 1970 e 1980. Como também se volta para a capacitação oferecida pelo Instituto para o trato da questão racial. Utiliza-se como base teórica as formulações de Pierre Bourdieu, relativas à noção de habitus e poder simbólico. Este texto evidencia a condição inferior a que o aluno negro é relegado e a discriminação de que ele é objeto. Nosso argumento se encaminha no sentido de afirmar a omissão presente nos processos de formação – planos e na bibliografia de formação, em relação à questão racial. Nele argumenta-se ser crucial a preparação dos professores para o trato da questão, uma vez que a ausência desta leva à reprodução do preconceito em sala de aula. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2006-12-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4493 Revista Educação em Questão; v. 27 n. 13 (2006): set./dez. 2006 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4493/3677
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Coelho, Wilma de Nazaré Baía
spellingShingle Coelho, Wilma de Nazaré Baía
Relações étnico-raciais e formação de professores: uma reflexão sobre a docência no Estado do Pará, 1970-1989
author_facet Coelho, Wilma de Nazaré Baía
author_sort Coelho, Wilma de Nazaré Baía
title Relações étnico-raciais e formação de professores: uma reflexão sobre a docência no Estado do Pará, 1970-1989
title_short Relações étnico-raciais e formação de professores: uma reflexão sobre a docência no Estado do Pará, 1970-1989
title_full Relações étnico-raciais e formação de professores: uma reflexão sobre a docência no Estado do Pará, 1970-1989
title_fullStr Relações étnico-raciais e formação de professores: uma reflexão sobre a docência no Estado do Pará, 1970-1989
title_full_unstemmed Relações étnico-raciais e formação de professores: uma reflexão sobre a docência no Estado do Pará, 1970-1989
title_sort relações étnico-raciais e formação de professores: uma reflexão sobre a docência no estado do pará, 1970-1989
description Este artigo trata da formação de professores oferecida pelo Instituto de Educação do Estado do Pará, nas décadas de 1970 e 1980. Como também se volta para a capacitação oferecida pelo Instituto para o trato da questão racial. Utiliza-se como base teórica as formulações de Pierre Bourdieu, relativas à noção de habitus e poder simbólico. Este texto evidencia a condição inferior a que o aluno negro é relegado e a discriminação de que ele é objeto. Nosso argumento se encaminha no sentido de afirmar a omissão presente nos processos de formação – planos e na bibliografia de formação, em relação à questão racial. Nele argumenta-se ser crucial a preparação dos professores para o trato da questão, uma vez que a ausência desta leva à reprodução do preconceito em sala de aula.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2006
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4493
work_keys_str_mv AT coelhowilmadenazarebaia relacoesetnicoraciaiseformacaodeprofessoresumareflexaosobreadocencianoestadodopara19701989
_version_ 1766682633016705024