A escola do psiquismo na argumentação de Arthur Ramos
O tema do trabalho é a idéia de escola como lugar destinado a educar por meio da interferência nos componentes psicológicos dos educandos. Inicialmente, o escrito discorre sobre as concepções filosóficas e educacionais de Rousseau, Kant, Fichte e Dewey. A seguir, utilizando a “nova retórica” de Pere...
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Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-44682019-06-27T17:00:28Z A escola do psiquismo na argumentação de Arthur Ramos Cunha, Marcus Vinicius da Sircilli, Fabíola Educação brasileira (história). Escola Nova. Psicanálise. O tema do trabalho é a idéia de escola como lugar destinado a educar por meio da interferência nos componentes psicológicos dos educandos. Inicialmente, o escrito discorre sobre as concepções filosóficas e educacionais de Rousseau, Kant, Fichte e Dewey. A seguir, utilizando a “nova retórica” de Perelman e Olbrechts-Tyteca, são analisados os argumentos de Arthur Ramos em defesa da aplicação dos conceitos psicanalíticos na educação, conforme expressos em seu livro Educação e psicanálise, publicado em 1934, em meio aos debates sobre a identidade da Escola Nova no Brasil. Para isso, utilizamos à metodologia baseada na “nova retórica” de Perelman e Olbrechts-Tyteca. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2007-06-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4468 Revista Educação em Questão; v. 28 n. 14 (2007): jan./jun. 2007 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4468/3659 |
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O tema do trabalho é a idéia de escola como lugar destinado a educar por meio da interferência nos componentes psicológicos dos educandos. Inicialmente, o escrito discorre sobre as concepções filosóficas e educacionais de Rousseau, Kant, Fichte e Dewey. A seguir, utilizando a “nova retórica” de Perelman e Olbrechts-Tyteca, são analisados os argumentos de Arthur Ramos em defesa da aplicação dos conceitos psicanalíticos na educação, conforme expressos em seu livro Educação e psicanálise, publicado em 1934, em meio aos debates sobre a identidade da Escola Nova no Brasil. Para isso, utilizamos à metodologia baseada na “nova retórica” de Perelman e Olbrechts-Tyteca. |
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