A estrutura curricular da escola de professores do Instituto de Educação do Rio de Janeiro (1932-1939): representações acerca de uma nova cultura pedagógica

Este artigo pretende discutir a estrutura curricular implementada na Escola de Professores do Instituto de Educação do Rio de Janeiro, instituição criada em 1932 por Anísio Teixeira, à época Diretor Geral da Instrução Pública do antigo Distrito Federal. Primeiro curso superior no Brasil destinado à...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Lopes, Sonia de Castro
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4466
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-4466
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-44662019-06-27T17:00:28Z A estrutura curricular da escola de professores do Instituto de Educação do Rio de Janeiro (1932-1939): representações acerca de uma nova cultura pedagógica Lopes, Sonia de Castro Formação de professores. Estrutura curricular. Instituto de educação do Rio de Janeiro. Este artigo pretende discutir a estrutura curricular implementada na Escola de Professores do Instituto de Educação do Rio de Janeiro, instituição criada em 1932 por Anísio Teixeira, à época Diretor Geral da Instrução Pública do antigo Distrito Federal. Primeiro curso superior no Brasil destinado à formação de professores primários, a Escola de Professores seria três anos depois transformada em Escola de Educação da Universidade do Distrito Federal, também criada por Anísio e que acabaria sendo extinta em 1939, tomamos como referência os trabalhos de Apple (1982, 1989) e Goodson (1997) sobre currículo e o estudo de André Chervel (1990) sobre a história das disciplinas escolares. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2007-06-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4466 Revista Educação em Questão; v. 28 n. 14 (2007): jan./jun. 2007 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4466/3657
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Lopes, Sonia de Castro
spellingShingle Lopes, Sonia de Castro
A estrutura curricular da escola de professores do Instituto de Educação do Rio de Janeiro (1932-1939): representações acerca de uma nova cultura pedagógica
author_facet Lopes, Sonia de Castro
author_sort Lopes, Sonia de Castro
title A estrutura curricular da escola de professores do Instituto de Educação do Rio de Janeiro (1932-1939): representações acerca de uma nova cultura pedagógica
title_short A estrutura curricular da escola de professores do Instituto de Educação do Rio de Janeiro (1932-1939): representações acerca de uma nova cultura pedagógica
title_full A estrutura curricular da escola de professores do Instituto de Educação do Rio de Janeiro (1932-1939): representações acerca de uma nova cultura pedagógica
title_fullStr A estrutura curricular da escola de professores do Instituto de Educação do Rio de Janeiro (1932-1939): representações acerca de uma nova cultura pedagógica
title_full_unstemmed A estrutura curricular da escola de professores do Instituto de Educação do Rio de Janeiro (1932-1939): representações acerca de uma nova cultura pedagógica
title_sort estrutura curricular da escola de professores do instituto de educação do rio de janeiro (1932-1939): representações acerca de uma nova cultura pedagógica
description Este artigo pretende discutir a estrutura curricular implementada na Escola de Professores do Instituto de Educação do Rio de Janeiro, instituição criada em 1932 por Anísio Teixeira, à época Diretor Geral da Instrução Pública do antigo Distrito Federal. Primeiro curso superior no Brasil destinado à formação de professores primários, a Escola de Professores seria três anos depois transformada em Escola de Educação da Universidade do Distrito Federal, também criada por Anísio e que acabaria sendo extinta em 1939, tomamos como referência os trabalhos de Apple (1982, 1989) e Goodson (1997) sobre currículo e o estudo de André Chervel (1990) sobre a história das disciplinas escolares.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2007
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4466
work_keys_str_mv AT lopessoniadecastro aestruturacurriculardaescoladeprofessoresdoinstitutodeeducacaodoriodejaneiro19321939representacoesacercadeumanovaculturapedagogica
AT lopessoniadecastro estruturacurriculardaescoladeprofessoresdoinstitutodeeducacaodoriodejaneiro19321939representacoesacercadeumanovaculturapedagogica
_version_ 1766682629757730816