Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE): a gestão escolar necessária frente às diretrizes educacionais do Banco Mundial
O PDE é um produto do programa FUNDESCOLA destinado a aperfeiçoar a gestão da escola pública, visando melhorar a qualidade do ensino oferecido. Para o alcance desse objetivo, o Programa investe técnica e financeiramente para que a escola “incorpore” a metodologia do planejamento estratégico e os p...
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Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-44542019-06-27T17:00:28Z Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE): a gestão escolar necessária frente às diretrizes educacionais do Banco Mundial Oliveira, Sonia Maria Borges de Política educacional. Gestão escolar. Fundescola. O PDE é um produto do programa FUNDESCOLA destinado a aperfeiçoar a gestão da escola pública, visando melhorar a qualidade do ensino oferecido. Para o alcance desse objetivo, o Programa investe técnica e financeiramente para que a escola “incorpore” a metodologia do planejamento estratégico e os princípios da qualidade total, com a implementação do PDE. Este artigo apresenta o contexto que engendra a formulação do PDE, bem como a análise do referencial teórico que o sustenta a partir do estudo de sua metodologiae respectivos processos de elaboração e implementação por uma escola pública do município de Dourados-MS, no período de 1999 a 2002. O estudo contribuiu para estabelecer os nexos desse fenômeno com as transformações econômicas, políticas e sociais desencadeadas, a partir dos anos de 1970, no mundo capitalista. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2007-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4454 Revista Educação em Questão; v. 29 n. 15 (2007): maio/ago. 2007 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4454/3646 |
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O PDE é um produto do programa FUNDESCOLA destinado a aperfeiçoar a gestão da escola pública, visando melhorar a qualidade do ensino oferecido. Para o alcance desse objetivo, o Programa investe técnica e financeiramente para que a escola “incorpore” a metodologia do planejamento estratégico e os princípios da qualidade total, com a implementação do PDE. Este artigo apresenta o contexto que engendra a formulação do PDE, bem como a análise do referencial teórico que o sustenta a partir do estudo de sua metodologiae respectivos processos de elaboração e implementação por uma escola pública do município de Dourados-MS, no período de 1999 a 2002. O estudo contribuiu para estabelecer os nexos desse fenômeno com as transformações econômicas, políticas e sociais desencadeadas, a partir dos anos de 1970, no mundo capitalista. |
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