O sentido do ensino da dança na escola

A dança como forma de conhecimento, enquanto uma educação do sensível, transforma e é transformada no seio escolar, como uma das vias de educação do corpo criador e crítico. É papel da escola transformá-la num processo educativo que favoreça possibilidades e oportunidades do aluno de apreciá-la, con...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Vieira, Marcílio de Souza
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4450
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-4450
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-44502019-06-27T17:00:28Z O sentido do ensino da dança na escola Vieira, Marcílio de Souza Dança. Educação. Arte/ Educação Física. A dança como forma de conhecimento, enquanto uma educação do sensível, transforma e é transformada no seio escolar, como uma das vias de educação do corpo criador e crítico. É papel da escola transformá-la num processo educativo que favoreça possibilidades e oportunidades do aluno de apreciá-la, contextualizá-la e vivenciá-la no espaço escolar. Quando se fala em dança na escola, milhares de imagens começam a povoar nossas mentes. Afinal, de que dança estamos falando? Ao chegarmos nas instituições, costumamos interrogar as crianças e os adolescentes sobre sua compreensão de dança? Objetivaserefletir o sentido da dança na escola, bem como contribuir com debates acercada inserção da mesma na escola. Caracteriza-se como uma pesquisa de natureza filosófica, ancorando-se na Fenomenologia. Ao adotá-la como  método despe-se de uma atitude apoiada em uma lógica linear racionalista. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2007-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4450 Revista Educação em Questão; v. 29 n. 15 (2007): maio/ago. 2007 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4450/3639
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Vieira, Marcílio de Souza
spellingShingle Vieira, Marcílio de Souza
O sentido do ensino da dança na escola
author_facet Vieira, Marcílio de Souza
author_sort Vieira, Marcílio de Souza
title O sentido do ensino da dança na escola
title_short O sentido do ensino da dança na escola
title_full O sentido do ensino da dança na escola
title_fullStr O sentido do ensino da dança na escola
title_full_unstemmed O sentido do ensino da dança na escola
title_sort o sentido do ensino da dança na escola
description A dança como forma de conhecimento, enquanto uma educação do sensível, transforma e é transformada no seio escolar, como uma das vias de educação do corpo criador e crítico. É papel da escola transformá-la num processo educativo que favoreça possibilidades e oportunidades do aluno de apreciá-la, contextualizá-la e vivenciá-la no espaço escolar. Quando se fala em dança na escola, milhares de imagens começam a povoar nossas mentes. Afinal, de que dança estamos falando? Ao chegarmos nas instituições, costumamos interrogar as crianças e os adolescentes sobre sua compreensão de dança? Objetivaserefletir o sentido da dança na escola, bem como contribuir com debates acercada inserção da mesma na escola. Caracteriza-se como uma pesquisa de natureza filosófica, ancorando-se na Fenomenologia. Ao adotá-la como  método despe-se de uma atitude apoiada em uma lógica linear racionalista.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2007
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4450
work_keys_str_mv AT vieiramarciliodesouza osentidodoensinodadancanaescola
_version_ 1766682626951741440