O sentido do ensino da dança na escola
A dança como forma de conhecimento, enquanto uma educação do sensível, transforma e é transformada no seio escolar, como uma das vias de educação do corpo criador e crítico. É papel da escola transformá-la num processo educativo que favoreça possibilidades e oportunidades do aluno de apreciá-la, con...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4450 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-4450 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-44502019-06-27T17:00:28Z O sentido do ensino da dança na escola Vieira, Marcílio de Souza Dança. Educação. Arte/ Educação Física. A dança como forma de conhecimento, enquanto uma educação do sensível, transforma e é transformada no seio escolar, como uma das vias de educação do corpo criador e crítico. É papel da escola transformá-la num processo educativo que favoreça possibilidades e oportunidades do aluno de apreciá-la, contextualizá-la e vivenciá-la no espaço escolar. Quando se fala em dança na escola, milhares de imagens começam a povoar nossas mentes. Afinal, de que dança estamos falando? Ao chegarmos nas instituições, costumamos interrogar as crianças e os adolescentes sobre sua compreensão de dança? Objetivaserefletir o sentido da dança na escola, bem como contribuir com debates acercada inserção da mesma na escola. Caracteriza-se como uma pesquisa de natureza filosófica, ancorando-se na Fenomenologia. Ao adotá-la como método despe-se de uma atitude apoiada em uma lógica linear racionalista. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2007-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4450 Revista Educação em Questão; v. 29 n. 15 (2007): maio/ago. 2007 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4450/3639 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Vieira, Marcílio de Souza |
spellingShingle |
Vieira, Marcílio de Souza O sentido do ensino da dança na escola |
author_facet |
Vieira, Marcílio de Souza |
author_sort |
Vieira, Marcílio de Souza |
title |
O sentido do ensino da dança na escola |
title_short |
O sentido do ensino da dança na escola |
title_full |
O sentido do ensino da dança na escola |
title_fullStr |
O sentido do ensino da dança na escola |
title_full_unstemmed |
O sentido do ensino da dança na escola |
title_sort |
o sentido do ensino da dança na escola |
description |
A dança como forma de conhecimento, enquanto uma educação do sensível, transforma e é transformada no seio escolar, como uma das vias de educação do corpo criador e crítico. É papel da escola transformá-la num processo educativo que favoreça possibilidades e oportunidades do aluno de apreciá-la, contextualizá-la e vivenciá-la no espaço escolar. Quando se fala em dança na escola, milhares de imagens começam a povoar nossas mentes. Afinal, de que dança estamos falando? Ao chegarmos nas instituições, costumamos interrogar as crianças e os adolescentes sobre sua compreensão de dança? Objetivaserefletir o sentido da dança na escola, bem como contribuir com debates acercada inserção da mesma na escola. Caracteriza-se como uma pesquisa de natureza filosófica, ancorando-se na Fenomenologia. Ao adotá-la como método despe-se de uma atitude apoiada em uma lógica linear racionalista. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2007 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4450 |
work_keys_str_mv |
AT vieiramarciliodesouza osentidodoensinodadancanaescola |
_version_ |
1766682626951741440 |