O conceito de pesquisa colaborativa: a idéia de uma aproximação entre pesquisadores universitários e professores práticos

Este artigo descreve as bases conceituais da abordagem colaborativa de pesquisa em educação, especificamente, aquela abordagem que reúne pesquisadores universitários e docentes acerca de questões relativas ao seu exercício profissional. Três enunciados estruturam esta conceituação: 1) a abordagem co...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Desgagné, Serge
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4443
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-4443
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-44432019-06-27T17:00:28Z O conceito de pesquisa colaborativa: a idéia de uma aproximação entre pesquisadores universitários e professores práticos Desgagné, Serge Pesquisa colaborativa. Pesquisa educacional e formação. Prática docente. Este artigo descreve as bases conceituais da abordagem colaborativa de pesquisa em educação, especificamente, aquela abordagem que reúne pesquisadores universitários e docentes acerca de questões relativas ao seu exercício profissional. Três enunciados estruturam esta conceituação: 1) a abordagem colaborativa supõe um processo de co-construção entre os  parceiros envolvidos; 2) joga simultaneamente sobre dois registros, que é o da produção de conhecimentos e o do desenvolvimento profissional dos docentes;3) contribui para a aproximação e mediação entre comunidade de pesquisae escolar. No horizonte desses três enunciados se perfila uma visão socioconstrutivista do “saber” a ser desenvolvido, a partir de um processo coletivo de interpretação, no qual teoria e prática se relacionam  constantemente. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2007-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4443 Revista Educação em Questão; v. 29 n. 15 (2007): maio/ago. 2007 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4443/3629
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Desgagné, Serge
spellingShingle Desgagné, Serge
O conceito de pesquisa colaborativa: a idéia de uma aproximação entre pesquisadores universitários e professores práticos
author_facet Desgagné, Serge
author_sort Desgagné, Serge
title O conceito de pesquisa colaborativa: a idéia de uma aproximação entre pesquisadores universitários e professores práticos
title_short O conceito de pesquisa colaborativa: a idéia de uma aproximação entre pesquisadores universitários e professores práticos
title_full O conceito de pesquisa colaborativa: a idéia de uma aproximação entre pesquisadores universitários e professores práticos
title_fullStr O conceito de pesquisa colaborativa: a idéia de uma aproximação entre pesquisadores universitários e professores práticos
title_full_unstemmed O conceito de pesquisa colaborativa: a idéia de uma aproximação entre pesquisadores universitários e professores práticos
title_sort o conceito de pesquisa colaborativa: a idéia de uma aproximação entre pesquisadores universitários e professores práticos
description Este artigo descreve as bases conceituais da abordagem colaborativa de pesquisa em educação, especificamente, aquela abordagem que reúne pesquisadores universitários e docentes acerca de questões relativas ao seu exercício profissional. Três enunciados estruturam esta conceituação: 1) a abordagem colaborativa supõe um processo de co-construção entre os  parceiros envolvidos; 2) joga simultaneamente sobre dois registros, que é o da produção de conhecimentos e o do desenvolvimento profissional dos docentes;3) contribui para a aproximação e mediação entre comunidade de pesquisae escolar. No horizonte desses três enunciados se perfila uma visão socioconstrutivista do “saber” a ser desenvolvido, a partir de um processo coletivo de interpretação, no qual teoria e prática se relacionam  constantemente.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2007
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4443
work_keys_str_mv AT desgagneserge oconceitodepesquisacolaborativaaideiadeumaaproximacaoentrepesquisadoresuniversitarioseprofessorespraticos
_version_ 1766682625774190592