O conceito de pesquisa colaborativa: a idéia de uma aproximação entre pesquisadores universitários e professores práticos
Este artigo descreve as bases conceituais da abordagem colaborativa de pesquisa em educação, especificamente, aquela abordagem que reúne pesquisadores universitários e docentes acerca de questões relativas ao seu exercício profissional. Três enunciados estruturam esta conceituação: 1) a abordagem co...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4443 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-4443 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-44432019-06-27T17:00:28Z O conceito de pesquisa colaborativa: a idéia de uma aproximação entre pesquisadores universitários e professores práticos Desgagné, Serge Pesquisa colaborativa. Pesquisa educacional e formação. Prática docente. Este artigo descreve as bases conceituais da abordagem colaborativa de pesquisa em educação, especificamente, aquela abordagem que reúne pesquisadores universitários e docentes acerca de questões relativas ao seu exercício profissional. Três enunciados estruturam esta conceituação: 1) a abordagem colaborativa supõe um processo de co-construção entre os parceiros envolvidos; 2) joga simultaneamente sobre dois registros, que é o da produção de conhecimentos e o do desenvolvimento profissional dos docentes;3) contribui para a aproximação e mediação entre comunidade de pesquisae escolar. No horizonte desses três enunciados se perfila uma visão socioconstrutivista do “saber” a ser desenvolvido, a partir de um processo coletivo de interpretação, no qual teoria e prática se relacionam constantemente. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2007-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4443 Revista Educação em Questão; v. 29 n. 15 (2007): maio/ago. 2007 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4443/3629 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Desgagné, Serge |
spellingShingle |
Desgagné, Serge O conceito de pesquisa colaborativa: a idéia de uma aproximação entre pesquisadores universitários e professores práticos |
author_facet |
Desgagné, Serge |
author_sort |
Desgagné, Serge |
title |
O conceito de pesquisa colaborativa: a idéia de uma aproximação entre pesquisadores universitários e professores práticos |
title_short |
O conceito de pesquisa colaborativa: a idéia de uma aproximação entre pesquisadores universitários e professores práticos |
title_full |
O conceito de pesquisa colaborativa: a idéia de uma aproximação entre pesquisadores universitários e professores práticos |
title_fullStr |
O conceito de pesquisa colaborativa: a idéia de uma aproximação entre pesquisadores universitários e professores práticos |
title_full_unstemmed |
O conceito de pesquisa colaborativa: a idéia de uma aproximação entre pesquisadores universitários e professores práticos |
title_sort |
o conceito de pesquisa colaborativa: a idéia de uma aproximação entre pesquisadores universitários e professores práticos |
description |
Este artigo descreve as bases conceituais da abordagem colaborativa de pesquisa em educação, especificamente, aquela abordagem que reúne pesquisadores universitários e docentes acerca de questões relativas ao seu exercício profissional. Três enunciados estruturam esta conceituação: 1) a abordagem colaborativa supõe um processo de co-construção entre os parceiros envolvidos; 2) joga simultaneamente sobre dois registros, que é o da produção de conhecimentos e o do desenvolvimento profissional dos docentes;3) contribui para a aproximação e mediação entre comunidade de pesquisae escolar. No horizonte desses três enunciados se perfila uma visão socioconstrutivista do “saber” a ser desenvolvido, a partir de um processo coletivo de interpretação, no qual teoria e prática se relacionam constantemente. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2007 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4443 |
work_keys_str_mv |
AT desgagneserge oconceitodepesquisacolaborativaaideiadeumaaproximacaoentrepesquisadoresuniversitarioseprofessorespraticos |
_version_ |
1766682625774190592 |