Ciência, razão pedagógica e vida na obra de Bachelard

Bachelard é famoso pela sua noção de “ruptura epistemológica”. Será que uma epistemologia da ruptura pode induzir uma pedagogia para os alunos contemporâneos? Este artigo mostra que Bachelard defende ao mesmo tempo a idéia de descontinuidade epistemológica e a de continuidade psicopedagógica. Explic...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Veleida Anahi
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4427
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-4427
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-44272019-06-27T17:04:00Z Ciência, razão pedagógica e vida na obra de Bachelard Silva, Veleida Anahi Bachelard. Epistemologia. Ensino das ciências. Bachelard é famoso pela sua noção de “ruptura epistemológica”. Será que uma epistemologia da ruptura pode induzir uma pedagogia para os alunos contemporâneos? Este artigo mostra que Bachelard defende ao mesmo tempo a idéia de descontinuidade epistemológica e a de continuidade psicopedagógica. Explica também que não há em Bachelard uma só ruptura epistemológica, mas duas. Por um lado, entre a opinião comum e a Ciência do século XIX, por outro lado entre estas e o “novo espírito científico”. O que tem conseqüências importantes no que diz respeito ao ensino das Ciências. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2007-12-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4427 Revista Educação em Questão; v. 30 n. 16 (2007): set./dez. 2007 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4427/3615
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Silva, Veleida Anahi
spellingShingle Silva, Veleida Anahi
Ciência, razão pedagógica e vida na obra de Bachelard
author_facet Silva, Veleida Anahi
author_sort Silva, Veleida Anahi
title Ciência, razão pedagógica e vida na obra de Bachelard
title_short Ciência, razão pedagógica e vida na obra de Bachelard
title_full Ciência, razão pedagógica e vida na obra de Bachelard
title_fullStr Ciência, razão pedagógica e vida na obra de Bachelard
title_full_unstemmed Ciência, razão pedagógica e vida na obra de Bachelard
title_sort ciência, razão pedagógica e vida na obra de bachelard
description Bachelard é famoso pela sua noção de “ruptura epistemológica”. Será que uma epistemologia da ruptura pode induzir uma pedagogia para os alunos contemporâneos? Este artigo mostra que Bachelard defende ao mesmo tempo a idéia de descontinuidade epistemológica e a de continuidade psicopedagógica. Explica também que não há em Bachelard uma só ruptura epistemológica, mas duas. Por um lado, entre a opinião comum e a Ciência do século XIX, por outro lado entre estas e o “novo espírito científico”. O que tem conseqüências importantes no que diz respeito ao ensino das Ciências.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2007
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4427
work_keys_str_mv AT silvaveleidaanahi cienciarazaopedagogicaevidanaobradebachelard
_version_ 1766682624463470592