Ciência, razão pedagógica e vida na obra de Bachelard
Bachelard é famoso pela sua noção de “ruptura epistemológica”. Será que uma epistemologia da ruptura pode induzir uma pedagogia para os alunos contemporâneos? Este artigo mostra que Bachelard defende ao mesmo tempo a idéia de descontinuidade epistemológica e a de continuidade psicopedagógica. Explic...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4427 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-4427 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-44272019-06-27T17:04:00Z Ciência, razão pedagógica e vida na obra de Bachelard Silva, Veleida Anahi Bachelard. Epistemologia. Ensino das ciências. Bachelard é famoso pela sua noção de “ruptura epistemológica”. Será que uma epistemologia da ruptura pode induzir uma pedagogia para os alunos contemporâneos? Este artigo mostra que Bachelard defende ao mesmo tempo a idéia de descontinuidade epistemológica e a de continuidade psicopedagógica. Explica também que não há em Bachelard uma só ruptura epistemológica, mas duas. Por um lado, entre a opinião comum e a Ciência do século XIX, por outro lado entre estas e o “novo espírito científico”. O que tem conseqüências importantes no que diz respeito ao ensino das Ciências. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2007-12-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4427 Revista Educação em Questão; v. 30 n. 16 (2007): set./dez. 2007 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4427/3615 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Silva, Veleida Anahi |
spellingShingle |
Silva, Veleida Anahi Ciência, razão pedagógica e vida na obra de Bachelard |
author_facet |
Silva, Veleida Anahi |
author_sort |
Silva, Veleida Anahi |
title |
Ciência, razão pedagógica e vida na obra de Bachelard |
title_short |
Ciência, razão pedagógica e vida na obra de Bachelard |
title_full |
Ciência, razão pedagógica e vida na obra de Bachelard |
title_fullStr |
Ciência, razão pedagógica e vida na obra de Bachelard |
title_full_unstemmed |
Ciência, razão pedagógica e vida na obra de Bachelard |
title_sort |
ciência, razão pedagógica e vida na obra de bachelard |
description |
Bachelard é famoso pela sua noção de “ruptura epistemológica”. Será que uma epistemologia da ruptura pode induzir uma pedagogia para os alunos contemporâneos? Este artigo mostra que Bachelard defende ao mesmo tempo a idéia de descontinuidade epistemológica e a de continuidade psicopedagógica. Explica também que não há em Bachelard uma só ruptura epistemológica, mas duas. Por um lado, entre a opinião comum e a Ciência do século XIX, por outro lado entre estas e o “novo espírito científico”. O que tem conseqüências importantes no que diz respeito ao ensino das Ciências. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2007 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4427 |
work_keys_str_mv |
AT silvaveleidaanahi cienciarazaopedagogicaevidanaobradebachelard |
_version_ |
1766682624463470592 |