A Sociologia em Escolas de Santa Catarina

Este trabalho desenvolve uma reflexão sobre as experiências didáticas praticadas nas disciplinas de Metodologia do Ensino de Ciências Sociais e de Prática do Ensino de Sociologia, do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tomando a pesquisa da rea...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Jinkings, Nise
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4407
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Este trabalho desenvolve uma reflexão sobre as experiências didáticas praticadas nas disciplinas de Metodologia do Ensino de Ciências Sociais e de Prática do Ensino de Sociologia, do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tomando a pesquisa da realidade escolar como ponto de partida, o trabalho docente com as disciplinas tem permitido construir um diagnóstico inicial da situação da Sociologia no ensino de nível médio da Grande Florianópolis. Este diagnóstico preliminar tem fundamentado atividades de extensão e as reflexões em sala de aula sobre as funções das ciências sociais nas escolas e suas potencialidades educativas. A investigação tem constatado uma situação de precariedade do ensino de Sociologia, apesar da conquista de sua presença disciplinar obrigatória nos currículos do ensino médio do Estado, há cerca de dez anos.