Sentidos e Dilemas do Ensino de Sociologia: Um Olhar Sociológico

O presente trabalho visa suscitar uma questão que caráter sociológico em torno do ensino de sociologia no Brasil, partindo de alguns eixos de análise: primeiramente um panorama mais geral em torno do percurso da disciplina, confrontando-a com o próprio itinerário intelectual que a sociologia assume...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Oliveira, Amurabi
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4402
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-4402
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-44022021-04-18T00:52:11Z Sentidos e Dilemas do Ensino de Sociologia: Um Olhar Sociológico Oliveira, Amurabi O presente trabalho visa suscitar uma questão que caráter sociológico em torno do ensino de sociologia no Brasil, partindo de alguns eixos de análise: primeiramente um panorama mais geral em torno do percurso da disciplina, confrontando-a com o próprio itinerário intelectual que a sociologia assume no Brasil; logo em seguida, buscando situar a problemática da razão de ser da sociologia no Ensino Médio, ou seja, sua pertinência dentro deste currículo, por fim, trazendo a tona a questão em torno do sujeito educacional, para quem se ensina sociologia, apreendendo que para além de considerar o contexto, este, no caso do ensino de sociologia é também objeto de análise e de discussão. Buscamos finalizar o texto apontando os desafios postos para o ensino desta disciplina, ainda que haja outros maiores e mais amplos em curso. UFRN 2013-10-23 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4402 Revista Inter-Legere; n. 9 (2011): EDUCAÇÃO E SOCIEDADE 1982-1662 por https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4402/3589 Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legere
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Oliveira, Amurabi
spellingShingle Oliveira, Amurabi
Sentidos e Dilemas do Ensino de Sociologia: Um Olhar Sociológico
author_facet Oliveira, Amurabi
author_sort Oliveira, Amurabi
title Sentidos e Dilemas do Ensino de Sociologia: Um Olhar Sociológico
title_short Sentidos e Dilemas do Ensino de Sociologia: Um Olhar Sociológico
title_full Sentidos e Dilemas do Ensino de Sociologia: Um Olhar Sociológico
title_fullStr Sentidos e Dilemas do Ensino de Sociologia: Um Olhar Sociológico
title_full_unstemmed Sentidos e Dilemas do Ensino de Sociologia: Um Olhar Sociológico
title_sort sentidos e dilemas do ensino de sociologia: um olhar sociológico
description O presente trabalho visa suscitar uma questão que caráter sociológico em torno do ensino de sociologia no Brasil, partindo de alguns eixos de análise: primeiramente um panorama mais geral em torno do percurso da disciplina, confrontando-a com o próprio itinerário intelectual que a sociologia assume no Brasil; logo em seguida, buscando situar a problemática da razão de ser da sociologia no Ensino Médio, ou seja, sua pertinência dentro deste currículo, por fim, trazendo a tona a questão em torno do sujeito educacional, para quem se ensina sociologia, apreendendo que para além de considerar o contexto, este, no caso do ensino de sociologia é também objeto de análise e de discussão. Buscamos finalizar o texto apontando os desafios postos para o ensino desta disciplina, ainda que haja outros maiores e mais amplos em curso.
publisher UFRN
publishDate 2013
url https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4402
work_keys_str_mv AT oliveiraamurabi sentidosedilemasdoensinodesociologiaumolharsociologico
_version_ 1766682833700519936