Sentidos e Dilemas do Ensino de Sociologia: Um Olhar Sociológico
O presente trabalho visa suscitar uma questão que caráter sociológico em torno do ensino de sociologia no Brasil, partindo de alguns eixos de análise: primeiramente um panorama mais geral em torno do percurso da disciplina, confrontando-a com o próprio itinerário intelectual que a sociologia assume...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4402 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-4402 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-44022021-04-18T00:52:11Z Sentidos e Dilemas do Ensino de Sociologia: Um Olhar Sociológico Oliveira, Amurabi O presente trabalho visa suscitar uma questão que caráter sociológico em torno do ensino de sociologia no Brasil, partindo de alguns eixos de análise: primeiramente um panorama mais geral em torno do percurso da disciplina, confrontando-a com o próprio itinerário intelectual que a sociologia assume no Brasil; logo em seguida, buscando situar a problemática da razão de ser da sociologia no Ensino Médio, ou seja, sua pertinência dentro deste currículo, por fim, trazendo a tona a questão em torno do sujeito educacional, para quem se ensina sociologia, apreendendo que para além de considerar o contexto, este, no caso do ensino de sociologia é também objeto de análise e de discussão. Buscamos finalizar o texto apontando os desafios postos para o ensino desta disciplina, ainda que haja outros maiores e mais amplos em curso. UFRN 2013-10-23 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4402 Revista Inter-Legere; n. 9 (2011): EDUCAÇÃO E SOCIEDADE 1982-1662 por https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4402/3589 Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legere |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Oliveira, Amurabi |
spellingShingle |
Oliveira, Amurabi Sentidos e Dilemas do Ensino de Sociologia: Um Olhar Sociológico |
author_facet |
Oliveira, Amurabi |
author_sort |
Oliveira, Amurabi |
title |
Sentidos e Dilemas do Ensino de Sociologia: Um Olhar Sociológico |
title_short |
Sentidos e Dilemas do Ensino de Sociologia: Um Olhar Sociológico |
title_full |
Sentidos e Dilemas do Ensino de Sociologia: Um Olhar Sociológico |
title_fullStr |
Sentidos e Dilemas do Ensino de Sociologia: Um Olhar Sociológico |
title_full_unstemmed |
Sentidos e Dilemas do Ensino de Sociologia: Um Olhar Sociológico |
title_sort |
sentidos e dilemas do ensino de sociologia: um olhar sociológico |
description |
O presente trabalho visa suscitar uma questão que caráter sociológico em torno do ensino de sociologia no Brasil, partindo de alguns eixos de análise: primeiramente um panorama mais geral em torno do percurso da disciplina, confrontando-a com o próprio itinerário intelectual que a sociologia assume no Brasil; logo em seguida, buscando situar a problemática da razão de ser da sociologia no Ensino Médio, ou seja, sua pertinência dentro deste currículo, por fim, trazendo a tona a questão em torno do sujeito educacional, para quem se ensina sociologia, apreendendo que para além de considerar o contexto, este, no caso do ensino de sociologia é também objeto de análise e de discussão. Buscamos finalizar o texto apontando os desafios postos para o ensino desta disciplina, ainda que haja outros maiores e mais amplos em curso. |
publisher |
UFRN |
publishDate |
2013 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4402 |
work_keys_str_mv |
AT oliveiraamurabi sentidosedilemasdoensinodesociologiaumolharsociologico |
_version_ |
1766682833700519936 |