As noções de empregabilidade e competência no contexto da reforma da educação profissional no Brasil na década de 1990
Este artigo discute como as noções de empregabilidade e competência foram instituídas como lógica de regulação das relações de trabalho e da formação dos trabalhadores, a partir da década de 1980, como resposta à crise do trabalho prescrito e da escola como formadora da força de trabalho. Mostra a i...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4398 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-4398 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-43982019-06-27T17:04:00Z As noções de empregabilidade e competência no contexto da reforma da educação profissional no Brasil na década de 1990 Sales, Francisco José Lima Este artigo discute como as noções de empregabilidade e competência foram instituídas como lógica de regulação das relações de trabalho e da formação dos trabalhadores, a partir da década de 1980, como resposta à crise do trabalho prescrito e da escola como formadora da força de trabalho. Mostra a influência que tais noções exerceram sobre as reformas da educação básica e profissional, na década de 1990, bem como as implicações de ambas na política de educação profissional no país. Conclui que tais noções expressariam uma modificação discursiva visando justificar o desemprego, bem como que a adoção de políticas de educação profissional, fundadas em tais noções, não seria suficiente para reduzir a vulnerabilidade ao desemprego, contribuindo, assim, para o aumento ou geração de renda dos beneficiários das ações de educação profissional. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2007-12-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4398 Revista Educação em Questão; v. 30 n. 16 (2007): set./dez. 2007 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4398/3585 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Sales, Francisco José Lima |
spellingShingle |
Sales, Francisco José Lima As noções de empregabilidade e competência no contexto da reforma da educação profissional no Brasil na década de 1990 |
author_facet |
Sales, Francisco José Lima |
author_sort |
Sales, Francisco José Lima |
title |
As noções de empregabilidade e competência no contexto da reforma da educação profissional no Brasil na década de 1990 |
title_short |
As noções de empregabilidade e competência no contexto da reforma da educação profissional no Brasil na década de 1990 |
title_full |
As noções de empregabilidade e competência no contexto da reforma da educação profissional no Brasil na década de 1990 |
title_fullStr |
As noções de empregabilidade e competência no contexto da reforma da educação profissional no Brasil na década de 1990 |
title_full_unstemmed |
As noções de empregabilidade e competência no contexto da reforma da educação profissional no Brasil na década de 1990 |
title_sort |
as noções de empregabilidade e competência no contexto da reforma da educação profissional no brasil na década de 1990 |
description |
Este artigo discute como as noções de empregabilidade e competência foram instituídas como lógica de regulação das relações de trabalho e da formação dos trabalhadores, a partir da década de 1980, como resposta à crise do trabalho prescrito e da escola como formadora da força de trabalho. Mostra a influência que tais noções exerceram sobre as reformas da educação básica e profissional, na década de 1990, bem como as implicações de ambas na política de educação profissional no país. Conclui que tais noções expressariam uma modificação discursiva visando justificar o desemprego, bem como que a adoção de políticas de educação profissional, fundadas em tais noções, não seria suficiente para reduzir a vulnerabilidade ao desemprego, contribuindo, assim, para o aumento ou geração de renda dos beneficiários das ações de educação profissional. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2007 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4398 |
work_keys_str_mv |
AT salesfranciscojoselima asnocoesdeempregabilidadeecompetencianocontextodareformadaeducacaoprofissionalnobrasilnadecadade1990 |
_version_ |
1766682623505072128 |