Cuidado, educação e singularidade: idéias para uma filosofia da educação em bases heideggerianas

Investigamos a possibilidade de pensar uma Filosofia da educaçáo a partir da obra do filósofo alemáo Martin Heidegger. Temos os objetivos específicos de esclarecer o que é o cuidado no campo teórico do autor, como ele poderia se relacionar com a educaçáo e como este poderia basear uma pedagogia que...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Kahlmeyer-Mertens, Roberto S.
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: EDUFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/431
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-431
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-4312016-12-16T17:00:08Z Cuidado, educação e singularidade: idéias para uma filosofia da educação em bases heideggerianas Kahlmeyer-Mertens, Roberto S. Investigamos a possibilidade de pensar uma Filosofia da educaçáo a partir da obra do filósofo alemáo Martin Heidegger. Temos os objetivos específicos de esclarecer o que é o cuidado no campo teórico do autor, como ele poderia se relacionar com a educaçáo e como este poderia basear uma pedagogia que preza pelo exercício de ser si-próprio. Presumimos poder afirmar que o cuidado, entendido preliminarmente como a essência do existir humano, tornaria possível um modo do discente colocar-se diante de suas vivências ressignificando sua existência. Etapas precedidas por uma apropriaçáo filosófica da educaçáo e das experiências existenciais dos que estáo envolvidos no processo de educar para a época atual. A filosofia de Heidegger, que sabemos resguardar muitos pormenores, será tratada aqui de maneira simplificada e, embora respeitando seu cânon, buscaremos traduzi-la em linguagem acessível, de modo a náo nos perdermos em especificidades que poderiam obstruir nosso caminho de argumentaçáo. EDUFRN 2010-09-23 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/431 Princípios: Revista de Filosofia (UFRN); v. 15 n. 24 (2008): Princípios: revista de filosofia; 209-223 1983-2109 0104-8694 por https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/431/369 Copyright (c) 2014 Princípios: Revista de Filosofia (UFRN)
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Kahlmeyer-Mertens, Roberto S.
spellingShingle Kahlmeyer-Mertens, Roberto S.
Cuidado, educação e singularidade: idéias para uma filosofia da educação em bases heideggerianas
author_facet Kahlmeyer-Mertens, Roberto S.
author_sort Kahlmeyer-Mertens, Roberto S.
title Cuidado, educação e singularidade: idéias para uma filosofia da educação em bases heideggerianas
title_short Cuidado, educação e singularidade: idéias para uma filosofia da educação em bases heideggerianas
title_full Cuidado, educação e singularidade: idéias para uma filosofia da educação em bases heideggerianas
title_fullStr Cuidado, educação e singularidade: idéias para uma filosofia da educação em bases heideggerianas
title_full_unstemmed Cuidado, educação e singularidade: idéias para uma filosofia da educação em bases heideggerianas
title_sort cuidado, educação e singularidade: idéias para uma filosofia da educação em bases heideggerianas
description Investigamos a possibilidade de pensar uma Filosofia da educaçáo a partir da obra do filósofo alemáo Martin Heidegger. Temos os objetivos específicos de esclarecer o que é o cuidado no campo teórico do autor, como ele poderia se relacionar com a educaçáo e como este poderia basear uma pedagogia que preza pelo exercício de ser si-próprio. Presumimos poder afirmar que o cuidado, entendido preliminarmente como a essência do existir humano, tornaria possível um modo do discente colocar-se diante de suas vivências ressignificando sua existência. Etapas precedidas por uma apropriaçáo filosófica da educaçáo e das experiências existenciais dos que estáo envolvidos no processo de educar para a época atual. A filosofia de Heidegger, que sabemos resguardar muitos pormenores, será tratada aqui de maneira simplificada e, embora respeitando seu cânon, buscaremos traduzi-la em linguagem acessível, de modo a náo nos perdermos em especificidades que poderiam obstruir nosso caminho de argumentaçáo.
publisher EDUFRN
publishDate 2010
url https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/431
work_keys_str_mv AT kahlmeyermertensrobertos cuidadoeducacaoesingularidadeideiasparaumafilosofiadaeducacaoembasesheideggerianas
_version_ 1766681724889071616