Cuidado, educação e singularidade: idéias para uma filosofia da educação em bases heideggerianas
Investigamos a possibilidade de pensar uma Filosofia da educaçáo a partir da obra do filósofo alemáo Martin Heidegger. Temos os objetivos específicos de esclarecer o que é o cuidado no campo teórico do autor, como ele poderia se relacionar com a educaçáo e como este poderia basear uma pedagogia que...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
EDUFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/431 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-431 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-4312016-12-16T17:00:08Z Cuidado, educação e singularidade: idéias para uma filosofia da educação em bases heideggerianas Kahlmeyer-Mertens, Roberto S. Investigamos a possibilidade de pensar uma Filosofia da educaçáo a partir da obra do filósofo alemáo Martin Heidegger. Temos os objetivos específicos de esclarecer o que é o cuidado no campo teórico do autor, como ele poderia se relacionar com a educaçáo e como este poderia basear uma pedagogia que preza pelo exercício de ser si-próprio. Presumimos poder afirmar que o cuidado, entendido preliminarmente como a essência do existir humano, tornaria possível um modo do discente colocar-se diante de suas vivências ressignificando sua existência. Etapas precedidas por uma apropriaçáo filosófica da educaçáo e das experiências existenciais dos que estáo envolvidos no processo de educar para a época atual. A filosofia de Heidegger, que sabemos resguardar muitos pormenores, será tratada aqui de maneira simplificada e, embora respeitando seu cânon, buscaremos traduzi-la em linguagem acessível, de modo a náo nos perdermos em especificidades que poderiam obstruir nosso caminho de argumentaçáo. EDUFRN 2010-09-23 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/431 Princípios: Revista de Filosofia (UFRN); v. 15 n. 24 (2008): Princípios: revista de filosofia; 209-223 1983-2109 0104-8694 por https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/431/369 Copyright (c) 2014 Princípios: Revista de Filosofia (UFRN) |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Kahlmeyer-Mertens, Roberto S. |
spellingShingle |
Kahlmeyer-Mertens, Roberto S. Cuidado, educação e singularidade: idéias para uma filosofia da educação em bases heideggerianas |
author_facet |
Kahlmeyer-Mertens, Roberto S. |
author_sort |
Kahlmeyer-Mertens, Roberto S. |
title |
Cuidado, educação e singularidade: idéias para uma filosofia da educação em bases heideggerianas |
title_short |
Cuidado, educação e singularidade: idéias para uma filosofia da educação em bases heideggerianas |
title_full |
Cuidado, educação e singularidade: idéias para uma filosofia da educação em bases heideggerianas |
title_fullStr |
Cuidado, educação e singularidade: idéias para uma filosofia da educação em bases heideggerianas |
title_full_unstemmed |
Cuidado, educação e singularidade: idéias para uma filosofia da educação em bases heideggerianas |
title_sort |
cuidado, educação e singularidade: idéias para uma filosofia da educação em bases heideggerianas |
description |
Investigamos a possibilidade de pensar uma Filosofia da educaçáo a partir da obra do filósofo alemáo Martin Heidegger. Temos os objetivos específicos de esclarecer o que é o cuidado no campo teórico do autor, como ele poderia se relacionar com a educaçáo e como este poderia basear uma pedagogia que preza pelo exercício de ser si-próprio. Presumimos poder afirmar que o cuidado, entendido preliminarmente como a essência do existir humano, tornaria possível um modo do discente colocar-se diante de suas vivências ressignificando sua existência. Etapas precedidas por uma apropriaçáo filosófica da educaçáo e das experiências existenciais dos que estáo envolvidos no processo de educar para a época atual. A filosofia de Heidegger, que sabemos resguardar muitos pormenores, será tratada aqui de maneira simplificada e, embora respeitando seu cânon, buscaremos traduzi-la em linguagem acessível, de modo a náo nos perdermos em especificidades que poderiam obstruir nosso caminho de argumentaçáo. |
publisher |
EDUFRN |
publishDate |
2010 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/431 |
work_keys_str_mv |
AT kahlmeyermertensrobertos cuidadoeducacaoesingularidadeideiasparaumafilosofiadaeducacaoembasesheideggerianas |
_version_ |
1766681724889071616 |