O pós-colonialismo e a pedagogia de Paulo Freire

O texto em pauta traz reflexões acerca das afinidades entre as teorias pós-coloniais e a pedagogia do educador brasileiro Paulo Freire, tendo como referência sua obra de maior repercussão mundial, a saber: a Pedagogia do Oprimido. Argumentamos que esta obra esboça uma crítica ao modus operandi do co...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Lima, José Gllauco Smith Avelino de
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: UFRN
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spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-43092013-10-14T20:05:16Z O pós-colonialismo e a pedagogia de Paulo Freire Lima, José Gllauco Smith Avelino de O texto em pauta traz reflexões acerca das afinidades entre as teorias pós-coloniais e a pedagogia do educador brasileiro Paulo Freire, tendo como referência sua obra de maior repercussão mundial, a saber: a Pedagogia do Oprimido. Argumentamos que esta obra esboça uma crítica ao modus operandi do colonialismo em sua dimensão cultural e epistêmica, problematizando o processo de dominação cognitivainstaurado quando da formação do sistema-mundo moderno, datado do Século XVI em diante. A análise da Pedagogia do Oprimido à luz da sociologia das ausências, de Boaventura de Sousa Santos, acentua este livro como um texto revelador de uma pedagogia das ausências, pois nele se fazem visíveis as bases de uma pedagogia coletiva, emancipatória e dialogal que busca visibilizar o oprimido e o universo de contradições sociais no qual está inserido como forma de organização dos conteúdos escolares. É no âmago desta discussão, portanto, que avaliamos o pós-colonialismo como um lugar teórico para a reinvenção da Pedagogia do Oprimido enquanto referencial pertinente à construção de um “conhecimento prudente para uma vida decente”. UFRN 2013-10-14 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4309 Revista Inter-Legere; n. 11 (2012): 20 ANOS DO GRUPO DE PESQUISA CULTURA, POLÍTICA E EDUCAÇÃO 1982-1662 por https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4309/3513 Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legere
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