O fazer acadêmico e a relação com atores da sociedade
Analisa-se a relação Universidade e sociedade a partir de duas experiências na área da saúde no Nordeste brasileiro, desenvolvidas no Programa Saúde e Cidadania – –SACI/UFRN e o Programa Atividade Curricular em Comunidade - ACC/UFBA. Contextualiza-se a investigação a partir de uma reflexão crítico-a...
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Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
UFRN
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Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4307 |
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Resumo: | Analisa-se a relação Universidade e sociedade a partir de duas experiências na área da saúde no Nordeste brasileiro, desenvolvidas no Programa Saúde e Cidadania – –SACI/UFRN e o Programa Atividade Curricular em Comunidade - ACC/UFBA. Contextualiza-se a investigação a partir de uma reflexão crítico-analítica, na qual se concebe a retroalimentação entre teoria e prática, tal qual é realizada na práxis dialética. Para se conhecer o campo empírico realiza-se durante a pesquisa, entrevista com professores, gestores e alunos, leituras de relatórios e projetos para identificar as visões dos participantes sobre o papel da universidade frente às demandas sociais, objetivo deste estudo. Verifica-se que nas práticas acadêmicas realizadas no SACI e na ACC há proposta do diálogo com os diferentes atores da sociedade, na problematização da realidade e na produção de um conhecimento contextualizado, o que possibilita aos sujeitos envolvidos refletirem sobre o seu mundo sensibilizando-os a promoverem sua transformação. Constata-se que a compreensão dos fins da Universidade, está nas falas dos participantes dos programas estudados, apontando que um dos papeis da Universidade é produzir cultura, participar da dinâmica da sociedade, refletir junto aos atores sociais seus problemas, pensar o mundo, o local e apreender os diferentes saberes existentes na sociedade e não apenas formar profissionais. |
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