O fazer acadêmico e a relação com atores da sociedade

Analisa-se a relação Universidade e sociedade a partir de duas experiências na área da saúde no Nordeste brasileiro, desenvolvidas no Programa Saúde e Cidadania – –SACI/UFRN e o Programa Atividade Curricular em Comunidade - ACC/UFBA. Contextualiza-se a investigação a partir de uma reflexão crítico-a...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Toscano, Geovânia da Silva, Gico, Vânia de Vasconcelos
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4307
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Analisa-se a relação Universidade e sociedade a partir de duas experiências na área da saúde no Nordeste brasileiro, desenvolvidas no Programa Saúde e Cidadania – –SACI/UFRN e o Programa Atividade Curricular em Comunidade - ACC/UFBA. Contextualiza-se a investigação a partir de uma reflexão crítico-analítica, na qual se concebe a retroalimentação entre teoria e prática, tal qual é realizada na práxis dialética. Para se conhecer o campo empírico realiza-se durante a pesquisa, entrevista com professores, gestores e alunos, leituras de relatórios e projetos para identificar as visões dos participantes sobre o papel da universidade frente às demandas sociais, objetivo deste estudo. Verifica-se que nas práticas acadêmicas realizadas no SACI e na ACC há proposta do diálogo com os diferentes atores da sociedade, na problematização da realidade e na produção de um conhecimento contextualizado, o que possibilita aos sujeitos envolvidos refletirem sobre o seu mundo sensibilizando-os a promoverem sua transformação. Constata-se que a compreensão dos fins da Universidade, está nas falas dos participantes dos programas estudados, apontando que um dos papeis da Universidade é produzir cultura, participar da dinâmica da sociedade, refletir junto aos atores sociais seus problemas, pensar o mundo, o local e apreender os diferentes saberes existentes na sociedade e não apenas formar profissionais.