Eckhart’s Bilder
A extrema originalidade da doutrina eckhartiana dos bilder, ou formas, deve-se, mais do que ao facto de conter novos elementos, à conciliaçáo entre três fontes à primeira vista incompatíveis: Platáo, Aristóteles e o pensamento cristáo. Neste artigo mostra-se que a doutrina eckhartiana dos bilder é...
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EDUFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-4292016-12-16T17:00:08Z Eckhart’s Bilder Augusto, Luís M. A extrema originalidade da doutrina eckhartiana dos bilder, ou formas, deve-se, mais do que ao facto de conter novos elementos, à conciliaçáo entre três fontes à primeira vista incompatíveis: Platáo, Aristóteles e o pensamento cristáo. Neste artigo mostra-se que a doutrina eckhartiana dos bilder é simultaneamente a) a recriaçáo epistémico-aristotélica da doutrina platónica das ideias e b) a recriaçáo ontológico-cristá da doutrina aristotélica da cogniçáo. Como tal, trata-se de uma manipulaçáo técnica destas fontes, mais do que de uma doutrina mística. EDUFRN 2010-09-23 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/429 Princípios: Revista de Filosofia (UFRN); v. 15 n. 24 (2008): Princípios: revista de filosofia; 167-186 1983-2109 0104-8694 por https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/429/367 Copyright (c) 2014 Princípios: Revista de Filosofia (UFRN) |
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Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
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A extrema originalidade da doutrina eckhartiana dos bilder, ou formas, deve-se, mais do que ao facto de conter novos elementos, à conciliaçáo entre três fontes à primeira vista incompatíveis: Platáo, Aristóteles e o pensamento cristáo. Neste artigo mostra-se que a doutrina eckhartiana dos bilder é simultaneamente a) a recriaçáo epistémico-aristotélica da doutrina platónica das ideias e b) a recriaçáo ontológico-cristá da doutrina aristotélica da cogniçáo. Como tal, trata-se de uma manipulaçáo técnica destas fontes, mais do que de uma doutrina mística. |
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