A iconografia de frans post como promotora das identidades locais: um olhar sobre “o forte ceulen no Rio Grande”

Este artigo pretende fazer uma análise das identidades locais através do trabalho iconográfico do artista holandês Frans Post e a partir deste trabalho com imagens propor a utilização destas fontes pictóricas no ensino de história. Vamos privilegiar o quadro “O Forte Ceulen no Rio Grande”. A pintura...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Oliveira, Francisco Isaac Dantas de
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4212
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-4212
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-42122013-09-17T17:34:10Z A iconografia de frans post como promotora das identidades locais: um olhar sobre “o forte ceulen no Rio Grande” Oliveira, Francisco Isaac Dantas de Este artigo pretende fazer uma análise das identidades locais através do trabalho iconográfico do artista holandês Frans Post e a partir deste trabalho com imagens propor a utilização destas fontes pictóricas no ensino de história. Vamos privilegiar o quadro “O Forte Ceulen no Rio Grande”. A pintura foi realizada durante a estadia em Pernambuco, sendo uma de suas características a inclusão na primeira fase da produção do artista. Segundo vários pesquisadores da obra de Post como nos informam Pedro e Bia Corrêa do Lago, a tela incluída nesta fase significa qualidade técnica e composição perfeita, pois além de ter sido pintada no Brasil e a óleo, a obra é uma das sete composições que chegaram até nós e que hoje se encontra conservada no Museu do Louvre, em Paris. Podemos ver a paisagem do Rio Grande durante a dominação da Companhia das Índias Ocidentais, que tinha como administrador o príncipe Maurício de Nassau. A representação se mostra impar para reforçar a memória dos povos indígenas das “terras de poty”, sendo importante enfatizar as identidades locais. O objeto de estudo é a tela O Forte Ceulen e a metodologia empregada foi à leitura de fontes bibliográficas específicas sobre a temática de arte e ensino de História, como também a análise e observação do quadro de Frans Post. UFRN 2013-09-17 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4212 Revista Inter-Legere; n. 10 (2012): PATRIMÔNIO CULTURAL E MEMÓRIA 1982-1662 por https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4212/3448 Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legere
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Oliveira, Francisco Isaac Dantas de
spellingShingle Oliveira, Francisco Isaac Dantas de
A iconografia de frans post como promotora das identidades locais: um olhar sobre “o forte ceulen no Rio Grande”
author_facet Oliveira, Francisco Isaac Dantas de
author_sort Oliveira, Francisco Isaac Dantas de
title A iconografia de frans post como promotora das identidades locais: um olhar sobre “o forte ceulen no Rio Grande”
title_short A iconografia de frans post como promotora das identidades locais: um olhar sobre “o forte ceulen no Rio Grande”
title_full A iconografia de frans post como promotora das identidades locais: um olhar sobre “o forte ceulen no Rio Grande”
title_fullStr A iconografia de frans post como promotora das identidades locais: um olhar sobre “o forte ceulen no Rio Grande”
title_full_unstemmed A iconografia de frans post como promotora das identidades locais: um olhar sobre “o forte ceulen no Rio Grande”
title_sort iconografia de frans post como promotora das identidades locais: um olhar sobre “o forte ceulen no rio grande”
description Este artigo pretende fazer uma análise das identidades locais através do trabalho iconográfico do artista holandês Frans Post e a partir deste trabalho com imagens propor a utilização destas fontes pictóricas no ensino de história. Vamos privilegiar o quadro “O Forte Ceulen no Rio Grande”. A pintura foi realizada durante a estadia em Pernambuco, sendo uma de suas características a inclusão na primeira fase da produção do artista. Segundo vários pesquisadores da obra de Post como nos informam Pedro e Bia Corrêa do Lago, a tela incluída nesta fase significa qualidade técnica e composição perfeita, pois além de ter sido pintada no Brasil e a óleo, a obra é uma das sete composições que chegaram até nós e que hoje se encontra conservada no Museu do Louvre, em Paris. Podemos ver a paisagem do Rio Grande durante a dominação da Companhia das Índias Ocidentais, que tinha como administrador o príncipe Maurício de Nassau. A representação se mostra impar para reforçar a memória dos povos indígenas das “terras de poty”, sendo importante enfatizar as identidades locais. O objeto de estudo é a tela O Forte Ceulen e a metodologia empregada foi à leitura de fontes bibliográficas específicas sobre a temática de arte e ensino de História, como também a análise e observação do quadro de Frans Post.
publisher UFRN
publishDate 2013
url https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4212
work_keys_str_mv AT oliveirafranciscoisaacdantasde aiconografiadefranspostcomopromotoradasidentidadeslocaisumolharsobreoforteceulennoriogrande
AT oliveirafranciscoisaacdantasde iconografiadefranspostcomopromotoradasidentidadeslocaisumolharsobreoforteceulennoriogrande
_version_ 1766682827548524544