Um estranho no ninho: a formação de professores em sociologia nos Institutos Federais
Partindo da análise do surgimento e expansão das licenciaturas nos antigos CEFETs, pode-se observar a frágil institucionalização destes cursos. A constituição dos Institutos Federais se dá com u...
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UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-41742014-05-06T13:48:45Z Um estranho no ninho: a formação de professores em sociologia nos Institutos Federais Pansardi, Marcos Vinícius Partindo da análise do surgimento e expansão das licenciaturas nos antigos CEFETs, pode-se observar a frágil institucionalização destes cursos. A constituição dos Institutos Federais se dá com um proposito, estabelecido em lei, de expandir a oferta de ensino médio profissionalizante, mas também a oferta de licenciaturas. Contudo, pode-se observar a reprodução de alguns problemas que já existiam nos CEFETs. Pode-se apontar que a criação dos Institutos teve como objetivo principal criar uma fórmula alternativa às universidades de pesquisa. Assim, a oferta de cursos superiores, e particularmente as licenciaturas se apoiam as orientações de organizações internacionais como o Banco Mundial. Por fim, ao estudar três casos de cursos de formação de professores em sociologia nos Institutos, observa-se que além das dificuldades que são fruto desta visão particular sobre o papel das licenciaturas temos ainda uma visão que não considera as ciências humanas e a sociologia em particular, como cursos que se encaixem no perfil da instituição, que deveria ter um caráter mais tecnicista e pragmático. UFRN 2013-09-05 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4174 Revista Inter-Legere; n. 13 (2013): POLÍTICAS PÚBLICAS, TEORIAS E EXPERIÊNCIAS; 235-249 1982-1662 por https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4174/3408 Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legere |
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Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
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