A formação inicial de professores de sociologia e a constituição da profissionalidade docente

O presente texto é parte dos estudos realizados para o trabalho de dissertação de mestrado em desenvolvimento. A pesquisa centra sua investigação na formação inicial de professores de Sociologia a partir d...

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Autor principal: Antunes, Anna Christina de Brito
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4170
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spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-41702014-05-06T13:48:45Z A formação inicial de professores de sociologia e a constituição da profissionalidade docente Antunes, Anna Christina de Brito O presente texto é parte dos estudos realizados para o trabalho de dissertação de mestrado em desenvolvimento. A pesquisa centra sua investigação na formação inicial de professores de Sociologia a partir da noção de profissionalidade docente. O artigo apresenta as reflexões iniciais sobre a constituição da profissionalidade presente nos cursos de Ciências Sociais. A escolha por pensar a formação inicial de professores se justifica pela relevância que tal temática vem adquirindo no cenário político, econômico, social e educacional, sendo elemento central de políticas governamentais relacionadas à educação nas últimas duas décadas. No que se refere à formação de professores de Sociologia podemos considerar sua obrigatoriedade no ensino médio um fator fundamental cujo impacto nos cursos de formação de professores de Sociologia deve ser analisado. Desse modo, buscamos problematizar como vem sendo entendida a formação inicial e como as mudanças acima citadas influenciam a formação do futuro professor da Educação Básica. O trabalho se orienta, teoricamente, a partir das contribuições de Dermeval Saviani (2009), que colabora para pensar os diferentes modelos de formação de professores, e José Contreras (2002), cujos conceitos de autonomia e profissionalidade nos servirão para fundamentar nossa reflexão sobre os professores e seu processo de formação inicial. Iniciamos nosso marco teórico assumindo os modelos propostos por Saviani para pensar a formação de professores, e a leitura de Contreras nos permite articular a esse modelo o conceito de profissionalidade, passando a pensar de forma articulada um modelo de formação de professores como um modelo de constituição de profissionalidade docente. O trabalho anunciado é parte da pesquisa em andamento, assim sendo, nossa intenção é apresentar algumas reflexões pertinentes à questão da formação de professores de Sociologia, visando com isso estabelecer diálogos e contribuir para o debate. UFRN 2013-09-05 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4170 Revista Inter-Legere; n. 13 (2013): POLÍTICAS PÚBLICAS, TEORIAS E EXPERIÊNCIAS; 163-178 1982-1662 por https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4170/3404 Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legere
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