CONTRIBUIÇÕES DO PRAGMATISMO KANTIANO PARA UMA EDUCAÇÃO BIOÉTICA

Na pauta dos debates atuais em bioética, nos deparamos com problemas que versam sobre questões ambientais, manipulaçáo de células-tronco, reproduçáo humana assistida, entre outros, que desafiam nossa concepçáo simbólica do mundo humano em face do caráter material e dinâmico das novas tecn...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Chaves, Noêmia de Sousa
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/413
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-413
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-4132012-01-16T20:14:19Z CONTRIBUIÇÕES DO PRAGMATISMO KANTIANO PARA UMA EDUCAÇÃO BIOÉTICA Chaves, Noêmia de Sousa Na pauta dos debates atuais em bioética, nos deparamos com problemas que versam sobre questões ambientais, manipulaçáo de células-tronco, reproduçáo humana assistida, entre outros, que desafiam nossa concepçáo simbólica do mundo humano em face do caráter material e dinâmico das novas tecnologias. Nesse contexto, tanto o ser humano é usado por outros humanos quanto os usa e usa a natureza, tornando-se ao mesmo tempo sujeito e objeto no mundo. Até que ponto somos preparados para responder aos novos desafios postos pelos eventos tecnológicos? De que modo uma educaçáo pragmática pode contribuir para compreendermos de fato o impacto causado pelo distanciamento simbólico do material na vida humana, sobretudo no seu início? A fim de fazer luz a estas perguntas, este artigo tem como objetivo recorrer ao pragmatismo kantiano, o qual consiste em uma metodologia para açáo humana no mundo. No primeiro momento, apresentarei o significado do pragmatismo kantiano, bem como sua relaçáo com a educaçáo. Em seguida, apresentarei a relaçáo do pragmatismo kantiano com as questões levantadas pela bioética. Por fim, demonstrarei como o pragmatismo kantiano pode contribuir na educaçáo do uso que o ser humano faz de si e de outros no mundo, em especial em um mundo marcado pela (bio)tecnologia. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2010-09-23 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/413 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; n. 5 (2010): Saberes: Filosofia e Educação 1984-3879 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/413/484 Copyright (c) 2014 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Chaves, Noêmia de Sousa
spellingShingle Chaves, Noêmia de Sousa
CONTRIBUIÇÕES DO PRAGMATISMO KANTIANO PARA UMA EDUCAÇÃO BIOÉTICA
author_facet Chaves, Noêmia de Sousa
author_sort Chaves, Noêmia de Sousa
title CONTRIBUIÇÕES DO PRAGMATISMO KANTIANO PARA UMA EDUCAÇÃO BIOÉTICA
title_short CONTRIBUIÇÕES DO PRAGMATISMO KANTIANO PARA UMA EDUCAÇÃO BIOÉTICA
title_full CONTRIBUIÇÕES DO PRAGMATISMO KANTIANO PARA UMA EDUCAÇÃO BIOÉTICA
title_fullStr CONTRIBUIÇÕES DO PRAGMATISMO KANTIANO PARA UMA EDUCAÇÃO BIOÉTICA
title_full_unstemmed CONTRIBUIÇÕES DO PRAGMATISMO KANTIANO PARA UMA EDUCAÇÃO BIOÉTICA
title_sort contribuições do pragmatismo kantiano para uma educação bioética
description Na pauta dos debates atuais em bioética, nos deparamos com problemas que versam sobre questões ambientais, manipulaçáo de células-tronco, reproduçáo humana assistida, entre outros, que desafiam nossa concepçáo simbólica do mundo humano em face do caráter material e dinâmico das novas tecnologias. Nesse contexto, tanto o ser humano é usado por outros humanos quanto os usa e usa a natureza, tornando-se ao mesmo tempo sujeito e objeto no mundo. Até que ponto somos preparados para responder aos novos desafios postos pelos eventos tecnológicos? De que modo uma educaçáo pragmática pode contribuir para compreendermos de fato o impacto causado pelo distanciamento simbólico do material na vida humana, sobretudo no seu início? A fim de fazer luz a estas perguntas, este artigo tem como objetivo recorrer ao pragmatismo kantiano, o qual consiste em uma metodologia para açáo humana no mundo. No primeiro momento, apresentarei o significado do pragmatismo kantiano, bem como sua relaçáo com a educaçáo. Em seguida, apresentarei a relaçáo do pragmatismo kantiano com as questões levantadas pela bioética. Por fim, demonstrarei como o pragmatismo kantiano pode contribuir na educaçáo do uso que o ser humano faz de si e de outros no mundo, em especial em um mundo marcado pela (bio)tecnologia.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2010
url https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/413
work_keys_str_mv AT chavesnoemiadesousa contribuicoesdopragmatismokantianoparaumaeducacaobioetica
_version_ 1766681648875700224