CONTRIBUIÇÕES DO PRAGMATISMO KANTIANO PARA UMA EDUCAÇÃO BIOÉTICA
Na pauta dos debates atuais em bioética, nos deparamos com problemas que versam sobre questões ambientais, manipulaçáo de células-tronco, reproduçáo humana assistida, entre outros, que desafiam nossa concepçáo simbólica do mundo humano em face do caráter material e dinâmico das novas tecn...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/413 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-413 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-4132012-01-16T20:14:19Z CONTRIBUIÇÕES DO PRAGMATISMO KANTIANO PARA UMA EDUCAÇÃO BIOÉTICA Chaves, Noêmia de Sousa Na pauta dos debates atuais em bioética, nos deparamos com problemas que versam sobre questões ambientais, manipulaçáo de células-tronco, reproduçáo humana assistida, entre outros, que desafiam nossa concepçáo simbólica do mundo humano em face do caráter material e dinâmico das novas tecnologias. Nesse contexto, tanto o ser humano é usado por outros humanos quanto os usa e usa a natureza, tornando-se ao mesmo tempo sujeito e objeto no mundo. Até que ponto somos preparados para responder aos novos desafios postos pelos eventos tecnológicos? De que modo uma educaçáo pragmática pode contribuir para compreendermos de fato o impacto causado pelo distanciamento simbólico do material na vida humana, sobretudo no seu início? A fim de fazer luz a estas perguntas, este artigo tem como objetivo recorrer ao pragmatismo kantiano, o qual consiste em uma metodologia para açáo humana no mundo. No primeiro momento, apresentarei o significado do pragmatismo kantiano, bem como sua relaçáo com a educaçáo. Em seguida, apresentarei a relaçáo do pragmatismo kantiano com as questões levantadas pela bioética. Por fim, demonstrarei como o pragmatismo kantiano pode contribuir na educaçáo do uso que o ser humano faz de si e de outros no mundo, em especial em um mundo marcado pela (bio)tecnologia. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2010-09-23 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/413 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; n. 5 (2010): Saberes: Filosofia e Educação 1984-3879 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/413/484 Copyright (c) 2014 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Chaves, Noêmia de Sousa |
spellingShingle |
Chaves, Noêmia de Sousa CONTRIBUIÇÕES DO PRAGMATISMO KANTIANO PARA UMA EDUCAÇÃO BIOÉTICA |
author_facet |
Chaves, Noêmia de Sousa |
author_sort |
Chaves, Noêmia de Sousa |
title |
CONTRIBUIÇÕES DO PRAGMATISMO KANTIANO PARA UMA EDUCAÇÃO BIOÉTICA |
title_short |
CONTRIBUIÇÕES DO PRAGMATISMO KANTIANO PARA UMA EDUCAÇÃO BIOÉTICA |
title_full |
CONTRIBUIÇÕES DO PRAGMATISMO KANTIANO PARA UMA EDUCAÇÃO BIOÉTICA |
title_fullStr |
CONTRIBUIÇÕES DO PRAGMATISMO KANTIANO PARA UMA EDUCAÇÃO BIOÉTICA |
title_full_unstemmed |
CONTRIBUIÇÕES DO PRAGMATISMO KANTIANO PARA UMA EDUCAÇÃO BIOÉTICA |
title_sort |
contribuições do pragmatismo kantiano para uma educação bioética |
description |
Na pauta dos debates atuais em bioética, nos deparamos com problemas que versam sobre questões ambientais, manipulaçáo de células-tronco, reproduçáo humana assistida, entre outros, que desafiam nossa concepçáo simbólica do mundo humano em face do caráter material e dinâmico das novas tecnologias. Nesse contexto, tanto o ser humano é usado por outros humanos quanto os usa e usa a natureza, tornando-se ao mesmo tempo sujeito e objeto no mundo. Até que ponto somos preparados para responder aos novos desafios postos pelos eventos tecnológicos? De que modo uma educaçáo pragmática pode contribuir para compreendermos de fato o impacto causado pelo distanciamento simbólico do material na vida humana, sobretudo no seu início? A fim de fazer luz a estas perguntas, este artigo tem como objetivo recorrer ao pragmatismo kantiano, o qual consiste em uma metodologia para açáo humana no mundo. No primeiro momento, apresentarei o significado do pragmatismo kantiano, bem como sua relaçáo com a educaçáo. Em seguida, apresentarei a relaçáo do pragmatismo kantiano com as questões levantadas pela bioética. Por fim, demonstrarei como o pragmatismo kantiano pode contribuir na educaçáo do uso que o ser humano faz de si e de outros no mundo, em especial em um mundo marcado pela (bio)tecnologia. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2010 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/413 |
work_keys_str_mv |
AT chavesnoemiadesousa contribuicoesdopragmatismokantianoparaumaeducacaobioetica |
_version_ |
1766681648875700224 |