As motivações de professores de ciências para a formação contínua a distância
Este estudo tem por objetivo evidenciar e analisaro perfil e as motivações de professoresde ciências que participaram de programasde Formação Contínua a Distância (FCD).Analisou-se a motivação inicial (M...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4085 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-4085 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-40852019-10-24T20:43:22Z As motivações de professores de ciências para a formação contínua a distância Garcia, Paulo Sérgio Bizzo, Nelio Motivação. Formação contínua a distância. Professores de ciências. Este estudo tem por objetivo evidenciar e analisaro perfil e as motivações de professoresde ciências que participaram de programasde Formação Contínua a Distância (FCD).Analisou-se a motivação inicial (MI), osmotivos que atraem esses professores paraFCD, relacionando o perfil desse professor(gênero, idade) a essa motivação inicial.Analisaram-se também os fatores que mantiveramesses profissionais motivados durante aformação. Os dados foram coletados (N=75)através de entrevistas e questionários. As análisespermitiram categorizar os fatores da MIem três domínios: pessoal, profissional e deconveniência. Apesar de certo equilíbrio, odomínio profissional foi mais determinantepara atrair os participantes. O tema, a relevânciados conhecimentos e a flexibilidadede horários foram decisivos para manter ointeresse dos professores durante a formação.Com esses resultados, universidades e formadoresdispõem de elementos para atrair emanter os professores em programas de FCD,contribuindo, dessa forma, para a melhoriado Ensino de Ciências. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2012-12-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4085 Revista Educação em Questão; v. 44 n. 30 (2012): set./dez. 2012 1981-1802 0102-7735 10.21680/1981-1802.2012v44n30 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4085/3352 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Garcia, Paulo Sérgio Bizzo, Nelio |
spellingShingle |
Garcia, Paulo Sérgio Bizzo, Nelio As motivações de professores de ciências para a formação contínua a distância |
author_facet |
Garcia, Paulo Sérgio Bizzo, Nelio |
author_sort |
Garcia, Paulo Sérgio |
title |
As motivações de professores de ciências para a formação contínua a distância |
title_short |
As motivações de professores de ciências para a formação contínua a distância |
title_full |
As motivações de professores de ciências para a formação contínua a distância |
title_fullStr |
As motivações de professores de ciências para a formação contínua a distância |
title_full_unstemmed |
As motivações de professores de ciências para a formação contínua a distância |
title_sort |
as motivações de professores de ciências para a formação contínua a distância |
description |
Este estudo tem por objetivo evidenciar e analisaro perfil e as motivações de professoresde ciências que participaram de programasde Formação Contínua a Distância (FCD).Analisou-se a motivação inicial (MI), osmotivos que atraem esses professores paraFCD, relacionando o perfil desse professor(gênero, idade) a essa motivação inicial.Analisaram-se também os fatores que mantiveramesses profissionais motivados durante aformação. Os dados foram coletados (N=75)através de entrevistas e questionários. As análisespermitiram categorizar os fatores da MIem três domínios: pessoal, profissional e deconveniência. Apesar de certo equilíbrio, odomínio profissional foi mais determinantepara atrair os participantes. O tema, a relevânciados conhecimentos e a flexibilidadede horários foram decisivos para manter ointeresse dos professores durante a formação.Com esses resultados, universidades e formadoresdispõem de elementos para atrair emanter os professores em programas de FCD,contribuindo, dessa forma, para a melhoriado Ensino de Ciências. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2012 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4085 |
work_keys_str_mv |
AT garciapaulosergio asmotivacoesdeprofessoresdecienciasparaaformacaocontinuaadistancia AT bizzonelio asmotivacoesdeprofessoresdecienciasparaaformacaocontinuaadistancia |
_version_ |
1766682622733320192 |