As motivações de professores de ciências para a formação contínua a distância

Este estudo tem por objetivo evidenciar e analisaro perfil e as motivações de professoresde ciências que participaram de programasde Formação Contínua a Distância (FCD).Analisou-se a motivação inicial (M...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Garcia, Paulo Sérgio, Bizzo, Nelio
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4085
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-4085
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-40852019-10-24T20:43:22Z As motivações de professores de ciências para a formação contínua a distância Garcia, Paulo Sérgio Bizzo, Nelio Motivação. Formação contínua a distância. Professores de ciências. Este estudo tem por objetivo evidenciar e analisaro perfil e as motivações de professoresde ciências que participaram de programasde Formação Contínua a Distância (FCD).Analisou-se a motivação inicial (MI), osmotivos que atraem esses professores paraFCD, relacionando o perfil desse professor(gênero, idade) a essa motivação inicial.Analisaram-se também os fatores que mantiveramesses profissionais motivados durante aformação. Os dados foram coletados (N=75)através de entrevistas e questionários. As análisespermitiram categorizar os fatores da MIem três domínios: pessoal, profissional e deconveniência. Apesar de certo equilíbrio, odomínio profissional foi mais determinantepara atrair os participantes. O tema, a relevânciados conhecimentos e a flexibilidadede horários foram decisivos para manter ointeresse dos professores durante a formação.Com esses resultados, universidades e formadoresdispõem de elementos para atrair emanter os professores em programas de FCD,contribuindo, dessa forma, para a melhoriado Ensino de Ciências. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2012-12-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4085 Revista Educação em Questão; v. 44 n. 30 (2012): set./dez. 2012 1981-1802 0102-7735 10.21680/1981-1802.2012v44n30 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4085/3352
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Garcia, Paulo Sérgio
Bizzo, Nelio
spellingShingle Garcia, Paulo Sérgio
Bizzo, Nelio
As motivações de professores de ciências para a formação contínua a distância
author_facet Garcia, Paulo Sérgio
Bizzo, Nelio
author_sort Garcia, Paulo Sérgio
title As motivações de professores de ciências para a formação contínua a distância
title_short As motivações de professores de ciências para a formação contínua a distância
title_full As motivações de professores de ciências para a formação contínua a distância
title_fullStr As motivações de professores de ciências para a formação contínua a distância
title_full_unstemmed As motivações de professores de ciências para a formação contínua a distância
title_sort as motivações de professores de ciências para a formação contínua a distância
description Este estudo tem por objetivo evidenciar e analisaro perfil e as motivações de professoresde ciências que participaram de programasde Formação Contínua a Distância (FCD).Analisou-se a motivação inicial (MI), osmotivos que atraem esses professores paraFCD, relacionando o perfil desse professor(gênero, idade) a essa motivação inicial.Analisaram-se também os fatores que mantiveramesses profissionais motivados durante aformação. Os dados foram coletados (N=75)através de entrevistas e questionários. As análisespermitiram categorizar os fatores da MIem três domínios: pessoal, profissional e deconveniência. Apesar de certo equilíbrio, odomínio profissional foi mais determinantepara atrair os participantes. O tema, a relevânciados conhecimentos e a flexibilidadede horários foram decisivos para manter ointeresse dos professores durante a formação.Com esses resultados, universidades e formadoresdispõem de elementos para atrair emanter os professores em programas de FCD,contribuindo, dessa forma, para a melhoriado Ensino de Ciências.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2012
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4085
work_keys_str_mv AT garciapaulosergio asmotivacoesdeprofessoresdecienciasparaaformacaocontinuaadistancia
AT bizzonelio asmotivacoesdeprofessoresdecienciasparaaformacaocontinuaadistancia
_version_ 1766682622733320192