Os estudos sobre gênero e diversidade sexual e as proposições da pedagogia queer para constituição de contextos escolares emancipatórios

O investimento discursivo em torno dostemas “diversidade sexual” e “equidade degêneros” é indicativo de um tempo quandoa certeza sobre a “naturalidade” da heterossexualidadefoi desestabilizada. Este artigorevisa algumas...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Oliveira, Anna Luiza Araújo Ramos Martins de, Oliveira, Aurenéa Maria de, Miranda, Marcelo Henrique Gonçalves de
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4083
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Descrição
Resumo:O investimento discursivo em torno dostemas “diversidade sexual” e “equidade degêneros” é indicativo de um tempo quandoa certeza sobre a “naturalidade” da heterossexualidadefoi desestabilizada. Este artigorevisa algumas reflexões desenvolvidas historicamentesobre o assunto e discute seusdesdobramentos na educação. Enfatizam-seas contribuições dos estudos queers que analisa,a partir da lógica desconstrucionista,os mecanismos de heteronormatização dasociedade, se opõe às abordagens socioantropológicassobre minorias sexuais ereivindica o desenvolvimento de contextosescolares emancipatórios, comprometidoscom a justiça, os direitos humanos e a valorizaçãodas diferenças. O artigo chama aatenção para a heterogeneidade dos discursos,as contraditórias práticas em ação emdiferentes países com tradição de pesquisanessa área e para o estado gestacional dessedebate no Brasil.