Os jovens e a aula de história: entre tensões, expectativas e possibilidades

O texto discute os processos de aprendizagemhistórica que se consubstanciam emespaços formais de escolarização, maisespecificamente no contexto da sala de aula.Em sua dinâmica metodológica, a propostado estudo toma como interlocutores...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Caimi, Flávia Eloisa, Oliveira, Sandra Regina Ferreira de
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4082
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-4082
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-40822019-10-24T20:43:30Z Os jovens e a aula de história: entre tensões, expectativas e possibilidades Caimi, Flávia Eloisa Oliveira, Sandra Regina Ferreira de Aula de história. Ensino-aprendizagem. Escola. O texto discute os processos de aprendizagemhistórica que se consubstanciam emespaços formais de escolarização, maisespecificamente no contexto da sala de aula.Em sua dinâmica metodológica, a propostado estudo toma como interlocutores 42 estudantesdo terceiro ano do ensino médio,interpelando-os acerca das suas experiênciascom a história escolar, nos contextos deaula, ao longo da escolarização. Tais manifestaçõessão cotejadas com os pressupostosdefendidos pela literatura educacional, noesforço de identificar pontos de aproximaçãoe/ou de distanciamento entre as expectativasdos estudantes e os postulados acadêmicosacerca da história escolar, validados porprofessores e pesquisadores do ensino dehistória. Os resultados indicam a existênciade um excelente ideário constituído sobre oque seria o “bom ensino de história”, que seaproxima muito das expectativas dos jovensacerca da história escolar. Tal ideário, noentanto, não se incorpora nas práticas escolares,permanecendo como um “discursosobre”, sem penetrar efetivamente o espaçoda sala de aula. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2012-12-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4082 Revista Educação em Questão; v. 44 n. 30 (2012): set./dez. 2012 1981-1802 0102-7735 10.21680/1981-1802.2012v44n30 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4082/3349
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Caimi, Flávia Eloisa
Oliveira, Sandra Regina Ferreira de
spellingShingle Caimi, Flávia Eloisa
Oliveira, Sandra Regina Ferreira de
Os jovens e a aula de história: entre tensões, expectativas e possibilidades
author_facet Caimi, Flávia Eloisa
Oliveira, Sandra Regina Ferreira de
author_sort Caimi, Flávia Eloisa
title Os jovens e a aula de história: entre tensões, expectativas e possibilidades
title_short Os jovens e a aula de história: entre tensões, expectativas e possibilidades
title_full Os jovens e a aula de história: entre tensões, expectativas e possibilidades
title_fullStr Os jovens e a aula de história: entre tensões, expectativas e possibilidades
title_full_unstemmed Os jovens e a aula de história: entre tensões, expectativas e possibilidades
title_sort os jovens e a aula de história: entre tensões, expectativas e possibilidades
description O texto discute os processos de aprendizagemhistórica que se consubstanciam emespaços formais de escolarização, maisespecificamente no contexto da sala de aula.Em sua dinâmica metodológica, a propostado estudo toma como interlocutores 42 estudantesdo terceiro ano do ensino médio,interpelando-os acerca das suas experiênciascom a história escolar, nos contextos deaula, ao longo da escolarização. Tais manifestaçõessão cotejadas com os pressupostosdefendidos pela literatura educacional, noesforço de identificar pontos de aproximaçãoe/ou de distanciamento entre as expectativasdos estudantes e os postulados acadêmicosacerca da história escolar, validados porprofessores e pesquisadores do ensino dehistória. Os resultados indicam a existênciade um excelente ideário constituído sobre oque seria o “bom ensino de história”, que seaproxima muito das expectativas dos jovensacerca da história escolar. Tal ideário, noentanto, não se incorpora nas práticas escolares,permanecendo como um “discursosobre”, sem penetrar efetivamente o espaçoda sala de aula.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2012
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4082
work_keys_str_mv AT caimiflaviaeloisa osjovenseaauladehistoriaentretensoesexpectativasepossibilidades
AT oliveirasandrareginaferreirade osjovenseaauladehistoriaentretensoesexpectativasepossibilidades
_version_ 1766682622177574912