Os jovens e a aula de história: entre tensões, expectativas e possibilidades
O texto discute os processos de aprendizagemhistórica que se consubstanciam emespaços formais de escolarização, maisespecificamente no contexto da sala de aula.Em sua dinâmica metodológica, a propostado estudo toma como interlocutores...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4082 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-4082 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-40822019-10-24T20:43:30Z Os jovens e a aula de história: entre tensões, expectativas e possibilidades Caimi, Flávia Eloisa Oliveira, Sandra Regina Ferreira de Aula de história. Ensino-aprendizagem. Escola. O texto discute os processos de aprendizagemhistórica que se consubstanciam emespaços formais de escolarização, maisespecificamente no contexto da sala de aula.Em sua dinâmica metodológica, a propostado estudo toma como interlocutores 42 estudantesdo terceiro ano do ensino médio,interpelando-os acerca das suas experiênciascom a história escolar, nos contextos deaula, ao longo da escolarização. Tais manifestaçõessão cotejadas com os pressupostosdefendidos pela literatura educacional, noesforço de identificar pontos de aproximaçãoe/ou de distanciamento entre as expectativasdos estudantes e os postulados acadêmicosacerca da história escolar, validados porprofessores e pesquisadores do ensino dehistória. Os resultados indicam a existênciade um excelente ideário constituído sobre oque seria o “bom ensino de história”, que seaproxima muito das expectativas dos jovensacerca da história escolar. Tal ideário, noentanto, não se incorpora nas práticas escolares,permanecendo como um “discursosobre”, sem penetrar efetivamente o espaçoda sala de aula. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2012-12-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4082 Revista Educação em Questão; v. 44 n. 30 (2012): set./dez. 2012 1981-1802 0102-7735 10.21680/1981-1802.2012v44n30 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4082/3349 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Caimi, Flávia Eloisa Oliveira, Sandra Regina Ferreira de |
spellingShingle |
Caimi, Flávia Eloisa Oliveira, Sandra Regina Ferreira de Os jovens e a aula de história: entre tensões, expectativas e possibilidades |
author_facet |
Caimi, Flávia Eloisa Oliveira, Sandra Regina Ferreira de |
author_sort |
Caimi, Flávia Eloisa |
title |
Os jovens e a aula de história: entre tensões, expectativas e possibilidades |
title_short |
Os jovens e a aula de história: entre tensões, expectativas e possibilidades |
title_full |
Os jovens e a aula de história: entre tensões, expectativas e possibilidades |
title_fullStr |
Os jovens e a aula de história: entre tensões, expectativas e possibilidades |
title_full_unstemmed |
Os jovens e a aula de história: entre tensões, expectativas e possibilidades |
title_sort |
os jovens e a aula de história: entre tensões, expectativas e possibilidades |
description |
O texto discute os processos de aprendizagemhistórica que se consubstanciam emespaços formais de escolarização, maisespecificamente no contexto da sala de aula.Em sua dinâmica metodológica, a propostado estudo toma como interlocutores 42 estudantesdo terceiro ano do ensino médio,interpelando-os acerca das suas experiênciascom a história escolar, nos contextos deaula, ao longo da escolarização. Tais manifestaçõessão cotejadas com os pressupostosdefendidos pela literatura educacional, noesforço de identificar pontos de aproximaçãoe/ou de distanciamento entre as expectativasdos estudantes e os postulados acadêmicosacerca da história escolar, validados porprofessores e pesquisadores do ensino dehistória. Os resultados indicam a existênciade um excelente ideário constituído sobre oque seria o “bom ensino de história”, que seaproxima muito das expectativas dos jovensacerca da história escolar. Tal ideário, noentanto, não se incorpora nas práticas escolares,permanecendo como um “discursosobre”, sem penetrar efetivamente o espaçoda sala de aula. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2012 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4082 |
work_keys_str_mv |
AT caimiflaviaeloisa osjovenseaauladehistoriaentretensoesexpectativasepossibilidades AT oliveirasandrareginaferreirade osjovenseaauladehistoriaentretensoesexpectativasepossibilidades |
_version_ |
1766682622177574912 |