POR UMA PEDAGOGIA DO CONCEITO

Desde a volta da obrigatoriedade do ensino de filosofia no nível médio (Lei nº 11.684 de junho de 2008) estamos diante do desafio de criar e recriar propostas didáticas e propedêuticas para as três séries desse nível de ensino. Neste artigo, procura-se relacionar as teorias de Gi...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Salvia, André Luis La
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/407
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-407
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-4072010-09-28T19:08:15Z POR UMA PEDAGOGIA DO CONCEITO Salvia, André Luis La Desde a volta da obrigatoriedade do ensino de filosofia no nível médio (Lei nº 11.684 de junho de 2008) estamos diante do desafio de criar e recriar propostas didáticas e propedêuticas para as três séries desse nível de ensino. Neste artigo, procura-se relacionar as teorias de Gilles Deleuze e Feliz Guattari com a proposta de Frederic Cossutta, para explorar a noçáo de pedagogia do conceito noçáo esta que pareceu pertinente para subsidiar a pesquisa e prática do ensino de filosofia. Procurou-se entender o que é a filosofia e a importância do conceito nos sistemas filosóficos e também analisar a estrutura de criaçáo conceitual. O objetivo final é estabelecer um método de estudo e ensino de filosofia baseado na exploraçáo da ideia de que a filosofia cria diferentes conceitos ao longo da sua história e que deve-se ensinar esses conceitos aos alunos do ensino médio, explicitando-lhes suas estruturas e funções. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2010-09-23 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/octet-stream https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/407 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; n. 5 (2010): Saberes: Filosofia e Educação 1984-3879 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/407/480 Copyright (c) 2014 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Salvia, André Luis La
spellingShingle Salvia, André Luis La
POR UMA PEDAGOGIA DO CONCEITO
author_facet Salvia, André Luis La
author_sort Salvia, André Luis La
title POR UMA PEDAGOGIA DO CONCEITO
title_short POR UMA PEDAGOGIA DO CONCEITO
title_full POR UMA PEDAGOGIA DO CONCEITO
title_fullStr POR UMA PEDAGOGIA DO CONCEITO
title_full_unstemmed POR UMA PEDAGOGIA DO CONCEITO
title_sort por uma pedagogia do conceito
description Desde a volta da obrigatoriedade do ensino de filosofia no nível médio (Lei nº 11.684 de junho de 2008) estamos diante do desafio de criar e recriar propostas didáticas e propedêuticas para as três séries desse nível de ensino. Neste artigo, procura-se relacionar as teorias de Gilles Deleuze e Feliz Guattari com a proposta de Frederic Cossutta, para explorar a noçáo de pedagogia do conceito noçáo esta que pareceu pertinente para subsidiar a pesquisa e prática do ensino de filosofia. Procurou-se entender o que é a filosofia e a importância do conceito nos sistemas filosóficos e também analisar a estrutura de criaçáo conceitual. O objetivo final é estabelecer um método de estudo e ensino de filosofia baseado na exploraçáo da ideia de que a filosofia cria diferentes conceitos ao longo da sua história e que deve-se ensinar esses conceitos aos alunos do ensino médio, explicitando-lhes suas estruturas e funções.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2010
url https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/407
work_keys_str_mv AT salviaandreluisla porumapedagogiadoconceito
_version_ 1766681648168960000