POR UMA PEDAGOGIA DO CONCEITO
Desde a volta da obrigatoriedade do ensino de filosofia no nível médio (Lei nº 11.684 de junho de 2008) estamos diante do desafio de criar e recriar propostas didáticas e propedêuticas para as três séries desse nível de ensino. Neste artigo, procura-se relacionar as teorias de Gi...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/407 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-407 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-4072010-09-28T19:08:15Z POR UMA PEDAGOGIA DO CONCEITO Salvia, André Luis La Desde a volta da obrigatoriedade do ensino de filosofia no nível médio (Lei nº 11.684 de junho de 2008) estamos diante do desafio de criar e recriar propostas didáticas e propedêuticas para as três séries desse nível de ensino. Neste artigo, procura-se relacionar as teorias de Gilles Deleuze e Feliz Guattari com a proposta de Frederic Cossutta, para explorar a noçáo de pedagogia do conceito noçáo esta que pareceu pertinente para subsidiar a pesquisa e prática do ensino de filosofia. Procurou-se entender o que é a filosofia e a importância do conceito nos sistemas filosóficos e também analisar a estrutura de criaçáo conceitual. O objetivo final é estabelecer um método de estudo e ensino de filosofia baseado na exploraçáo da ideia de que a filosofia cria diferentes conceitos ao longo da sua história e que deve-se ensinar esses conceitos aos alunos do ensino médio, explicitando-lhes suas estruturas e funções. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2010-09-23 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/octet-stream https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/407 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; n. 5 (2010): Saberes: Filosofia e Educação 1984-3879 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/407/480 Copyright (c) 2014 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Salvia, André Luis La |
spellingShingle |
Salvia, André Luis La POR UMA PEDAGOGIA DO CONCEITO |
author_facet |
Salvia, André Luis La |
author_sort |
Salvia, André Luis La |
title |
POR UMA PEDAGOGIA DO CONCEITO |
title_short |
POR UMA PEDAGOGIA DO CONCEITO |
title_full |
POR UMA PEDAGOGIA DO CONCEITO |
title_fullStr |
POR UMA PEDAGOGIA DO CONCEITO |
title_full_unstemmed |
POR UMA PEDAGOGIA DO CONCEITO |
title_sort |
por uma pedagogia do conceito |
description |
Desde a volta da obrigatoriedade do ensino de filosofia no nível médio (Lei nº 11.684 de junho de 2008) estamos diante do desafio de criar e recriar propostas didáticas e propedêuticas para as três séries desse nível de ensino. Neste artigo, procura-se relacionar as teorias de Gilles Deleuze e Feliz Guattari com a proposta de Frederic Cossutta, para explorar a noçáo de pedagogia do conceito noçáo esta que pareceu pertinente para subsidiar a pesquisa e prática do ensino de filosofia. Procurou-se entender o que é a filosofia e a importância do conceito nos sistemas filosóficos e também analisar a estrutura de criaçáo conceitual. O objetivo final é estabelecer um método de estudo e ensino de filosofia baseado na exploraçáo da ideia de que a filosofia cria diferentes conceitos ao longo da sua história e que deve-se ensinar esses conceitos aos alunos do ensino médio, explicitando-lhes suas estruturas e funções. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2010 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/407 |
work_keys_str_mv |
AT salviaandreluisla porumapedagogiadoconceito |
_version_ |
1766681648168960000 |