POR UMA PEDAGOGIA DO CONCEITO

Desde a volta da obrigatoriedade do ensino de filosofia no nível médio (Lei nº 11.684 de junho de 2008) estamos diante do desafio de criar e recriar propostas didáticas e propedêuticas para as três séries desse nível de ensino. Neste artigo, procura-se relacionar as teorias de Gi...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Salvia, André Luis La
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/407
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Resumo:Desde a volta da obrigatoriedade do ensino de filosofia no nível médio (Lei nº 11.684 de junho de 2008) estamos diante do desafio de criar e recriar propostas didáticas e propedêuticas para as três séries desse nível de ensino. Neste artigo, procura-se relacionar as teorias de Gilles Deleuze e Feliz Guattari com a proposta de Frederic Cossutta, para explorar a noçáo de pedagogia do conceito noçáo esta que pareceu pertinente para subsidiar a pesquisa e prática do ensino de filosofia. Procurou-se entender o que é a filosofia e a importância do conceito nos sistemas filosóficos e também analisar a estrutura de criaçáo conceitual. O objetivo final é estabelecer um método de estudo e ensino de filosofia baseado na exploraçáo da ideia de que a filosofia cria diferentes conceitos ao longo da sua história e que deve-se ensinar esses conceitos aos alunos do ensino médio, explicitando-lhes suas estruturas e funções.