Casos de ensino como estratégia de formação na temática ambiental

objetivo deste artigo foi apresentar os resultadosde um estudo diagnóstico dos saberesde professores em relação ao contexto socioambientalda região do Parque Estadual daSerra do Brigadeiro (PESB) – Minas Gerais,e, a partir dele, elaborar um caso...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Maffia, Angela Maria de Carvalho, Silva, Elias
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4069
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-4069
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-40692019-10-24T20:05:03Z Casos de ensino como estratégia de formação na temática ambiental Maffia, Angela Maria de Carvalho Silva, Elias Formação de professores. Educação ambiental. Professor reflexivo. objetivo deste artigo foi apresentar os resultadosde um estudo diagnóstico dos saberesde professores em relação ao contexto socioambientalda região do Parque Estadual daSerra do Brigadeiro (PESB) – Minas Gerais,e, a partir dele, elaborar um caso de ensinoa ser usado como instrumento de reflexão naformação desses docentes. Adotou-se a metodologiadescritiva cujo instrumento utilizadofoi o questionário. Os professores evidenciaramriqueza de conhecimento acerca dosproblemas socioambientais e identificaramo papel relevante do PESB. Esses saberespoderão contribuir para a composição departe de um repertório de conhecimentospara o ensino na temática. Percebeu-se, também,a necessidade de ressignificar saberesrelacionados aos aspectos culturais e históricosda descaracterização da região. Ocaso de ensino “Preocupações ambientais epedagógicas da professora Alexandra” foielaborado. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2012-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4069 Revista Educação em Questão; v. 43 n. 29 (2012): maio/ago. 2012 1981-1802 0102-7735 10.21680/1981-1802.2012v43n29 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4069/3336
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Maffia, Angela Maria de Carvalho
Silva, Elias
spellingShingle Maffia, Angela Maria de Carvalho
Silva, Elias
Casos de ensino como estratégia de formação na temática ambiental
author_facet Maffia, Angela Maria de Carvalho
Silva, Elias
author_sort Maffia, Angela Maria de Carvalho
title Casos de ensino como estratégia de formação na temática ambiental
title_short Casos de ensino como estratégia de formação na temática ambiental
title_full Casos de ensino como estratégia de formação na temática ambiental
title_fullStr Casos de ensino como estratégia de formação na temática ambiental
title_full_unstemmed Casos de ensino como estratégia de formação na temática ambiental
title_sort casos de ensino como estratégia de formação na temática ambiental
description objetivo deste artigo foi apresentar os resultadosde um estudo diagnóstico dos saberesde professores em relação ao contexto socioambientalda região do Parque Estadual daSerra do Brigadeiro (PESB) – Minas Gerais,e, a partir dele, elaborar um caso de ensinoa ser usado como instrumento de reflexão naformação desses docentes. Adotou-se a metodologiadescritiva cujo instrumento utilizadofoi o questionário. Os professores evidenciaramriqueza de conhecimento acerca dosproblemas socioambientais e identificaramo papel relevante do PESB. Esses saberespoderão contribuir para a composição departe de um repertório de conhecimentospara o ensino na temática. Percebeu-se, também,a necessidade de ressignificar saberesrelacionados aos aspectos culturais e históricosda descaracterização da região. Ocaso de ensino “Preocupações ambientais epedagógicas da professora Alexandra” foielaborado.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2012
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4069
work_keys_str_mv AT maffiaangelamariadecarvalho casosdeensinocomoestrategiadeformacaonatematicaambiental
AT silvaelias casosdeensinocomoestrategiadeformacaonatematicaambiental
_version_ 1766682619609612288