Casos de ensino como estratégia de formação na temática ambiental

objetivo deste artigo foi apresentar os resultadosde um estudo diagnóstico dos saberesde professores em relação ao contexto socioambientalda região do Parque Estadual daSerra do Brigadeiro (PESB) – Minas Gerais,e, a partir dele, elaborar um caso...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Maffia, Angela Maria de Carvalho, Silva, Elias
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4069
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:objetivo deste artigo foi apresentar os resultadosde um estudo diagnóstico dos saberesde professores em relação ao contexto socioambientalda região do Parque Estadual daSerra do Brigadeiro (PESB) – Minas Gerais,e, a partir dele, elaborar um caso de ensinoa ser usado como instrumento de reflexão naformação desses docentes. Adotou-se a metodologiadescritiva cujo instrumento utilizadofoi o questionário. Os professores evidenciaramriqueza de conhecimento acerca dosproblemas socioambientais e identificaramo papel relevante do PESB. Esses saberespoderão contribuir para a composição departe de um repertório de conhecimentospara o ensino na temática. Percebeu-se, também,a necessidade de ressignificar saberesrelacionados aos aspectos culturais e históricosda descaracterização da região. Ocaso de ensino “Preocupações ambientais epedagógicas da professora Alexandra” foielaborado.