Desempenho escolar e práticas culturais familiares: a relação de alunos do ensino fundamental II com a disciplina de História

Neste artigo averígua-se a relação entre odesempenho dos alunos na disciplina deHistória e sua origem social familiar. Combase no conceito de capital cultural, analisa--se a desigualdade entre o desempenhoescolar, relacionando “sucesso escolar&am...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Alves, Kelly Ludkiewicz
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4066
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Descrição
Resumo:Neste artigo averígua-se a relação entre odesempenho dos alunos na disciplina deHistória e sua origem social familiar. Combase no conceito de capital cultural, analisa--se a desigualdade entre o desempenhoescolar, relacionando “sucesso escolar”à distribuição do capital cultural entre asclasses. Com dados coletados por meiode questionários e entrevistas, e com baseno desempenho dos alunos na disciplinaHistória, o modo de transmissão desse capitalcultural familiar foi investigado com oobjetivo de observar se, apesar de sua presençaobjetiva, ele está em condições de sertransmitido pelos pais à criança, de modoque ela o reverta em práticas escolares positivaspara um bom desempenho em História.A análise aponta para a existência de umarelação entre as práticas culturais familiarese o desempenho dos alunos na disciplina– entre os alunos que têm melhores notas,observou-se a existência de estratégias familiares,maior acesso a bens culturais e umamaior proximidade com o texto escrito.