Fundef e Fundeb: efeitos na matrícula e na remuneração dos professores municipais de Natal/Rio Grande do Norte (2005-2010)
Este artigo analisa os efeitos da implementação doFundef e Fundeb na matrícula e na remuneraçãodos professores municipais de Natal/RN, 2005-2010, tomando por base, também, os dois últimosanos do Fundef. Apresenta uma discus...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4061 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-4061 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-40612019-06-27T17:01:50Z Fundef e Fundeb: efeitos na matrícula e na remuneração dos professores municipais de Natal/Rio Grande do Norte (2005-2010) França, Magna Lopes Barbosa, Janaína Fundeb. Matrícula. Remuneração. Este artigo analisa os efeitos da implementação doFundef e Fundeb na matrícula e na remuneraçãodos professores municipais de Natal/RN, 2005-2010, tomando por base, também, os dois últimosanos do Fundef. Apresenta uma discussão sobreo financiamento do Ensino Fundamental e educaçãoinfantil por intermédio desses Fundos, receita edespesa, ou seja, a aplicação do mínimo de 60%na valorização e remuneração dos profissionaisda educação e do máximo de (40%) na manutençãodo ensino dos recursos arrecadados com osimpostos. Analisa, ainda, o Plano de Carreira naperspectiva da remuneração por meio da avaliaçãode desempenho e titulação. Utilizaram-se planilhasde fontes de recursos, dados educacionais, folhasde pagamento e Plano de Cargos, Carreira eRemuneração − PCCR. Evidenciamos, pois, a ocorrênciade crescimento gradativo na matrícula daeducação infantil e do Ensino Fundamental (anosiniciais). Com relação aos recursos, detectaram-sea aplicabilidade de 95% da receita dos Fundos ea melhoria da remuneração dos professores com aimplantação (antecipada) da Lei do Piso Salarial. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2012-04-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4061 Revista Educação em Questão; v. 42 n. 28 (2012): jan./abr. 2012 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4061/3328 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
França, Magna Lopes Barbosa, Janaína |
spellingShingle |
França, Magna Lopes Barbosa, Janaína Fundef e Fundeb: efeitos na matrícula e na remuneração dos professores municipais de Natal/Rio Grande do Norte (2005-2010) |
author_facet |
França, Magna Lopes Barbosa, Janaína |
author_sort |
França, Magna |
title |
Fundef e Fundeb: efeitos na matrícula e na remuneração dos professores municipais de Natal/Rio Grande do Norte (2005-2010) |
title_short |
Fundef e Fundeb: efeitos na matrícula e na remuneração dos professores municipais de Natal/Rio Grande do Norte (2005-2010) |
title_full |
Fundef e Fundeb: efeitos na matrícula e na remuneração dos professores municipais de Natal/Rio Grande do Norte (2005-2010) |
title_fullStr |
Fundef e Fundeb: efeitos na matrícula e na remuneração dos professores municipais de Natal/Rio Grande do Norte (2005-2010) |
title_full_unstemmed |
Fundef e Fundeb: efeitos na matrícula e na remuneração dos professores municipais de Natal/Rio Grande do Norte (2005-2010) |
title_sort |
fundef e fundeb: efeitos na matrícula e na remuneração dos professores municipais de natal/rio grande do norte (2005-2010) |
description |
Este artigo analisa os efeitos da implementação doFundef e Fundeb na matrícula e na remuneraçãodos professores municipais de Natal/RN, 2005-2010, tomando por base, também, os dois últimosanos do Fundef. Apresenta uma discussão sobreo financiamento do Ensino Fundamental e educaçãoinfantil por intermédio desses Fundos, receita edespesa, ou seja, a aplicação do mínimo de 60%na valorização e remuneração dos profissionaisda educação e do máximo de (40%) na manutençãodo ensino dos recursos arrecadados com osimpostos. Analisa, ainda, o Plano de Carreira naperspectiva da remuneração por meio da avaliaçãode desempenho e titulação. Utilizaram-se planilhasde fontes de recursos, dados educacionais, folhasde pagamento e Plano de Cargos, Carreira eRemuneração − PCCR. Evidenciamos, pois, a ocorrênciade crescimento gradativo na matrícula daeducação infantil e do Ensino Fundamental (anosiniciais). Com relação aos recursos, detectaram-sea aplicabilidade de 95% da receita dos Fundos ea melhoria da remuneração dos professores com aimplantação (antecipada) da Lei do Piso Salarial. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2012 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4061 |
work_keys_str_mv |
AT francamagna fundefefundebefeitosnamatriculaenaremuneracaodosprofessoresmunicipaisdenatalriograndedonorte20052010 AT lopesbarbosajanaina fundefefundebefeitosnamatriculaenaremuneracaodosprofessoresmunicipaisdenatalriograndedonorte20052010 |
_version_ |
1766682618098614272 |