A educação em fronteiras: a formação do educador social e o programa escola aberta

Neste texto, compartilhamos inquietaçõesacerca da formação do discente bolsista emProjetos de Extensão, percebendo na suaformação inicial a Pedagogia/EducaçãoSocial como campo urgente e necess&aacu...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva, Rosália de Fátima e, Sá Júnior, Lucrécio Araújo de Sá Júnior
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4045
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-4045
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-40452019-06-27T17:01:52Z A educação em fronteiras: a formação do educador social e o programa escola aberta Silva, Rosália de Fátima e Sá Júnior, Lucrécio Araújo de Sá Júnior Educador Social. Pedagogia Social. Escola Aberta. Neste texto, compartilhamos inquietaçõesacerca da formação do discente bolsista emProjetos de Extensão, percebendo na suaformação inicial a Pedagogia/EducaçãoSocial como campo urgente e necessário aodesenvolvimento de ações socioeducativas.Como fio condutor, consideramos a naturezapedagógica e acadêmica no desenvolvimentodas práticas nos Programas EscolaAberta e Conexões de Saberes. Nossaproposta é reiterar como fundamental oenvolvimento dos docentes coordenadores ecolaboradores de tais ações extensionistaspara construir nos bolsistas a natureza doengajamento, relacionando cada área deformação com a Pedagogia Social. Paracumprir tal objetivo, nossas reflexões estãoorganizadas em um grande tópico – A educaçãoe suas fronteiras –, que se desdobranos itens: 1 Origem popular/comunidadepopular; 2 Chegar ao “ser concreto”: educaçãoformal e não formal e 3 Traçar, inventar,criar. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2011-06-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4045 Revista Educação em Questão; v. 40 n. 26 (2011): jan./jun. 2011 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4045/3312
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Silva, Rosália de Fátima e
Sá Júnior, Lucrécio Araújo de Sá Júnior
spellingShingle Silva, Rosália de Fátima e
Sá Júnior, Lucrécio Araújo de Sá Júnior
A educação em fronteiras: a formação do educador social e o programa escola aberta
author_facet Silva, Rosália de Fátima e
Sá Júnior, Lucrécio Araújo de Sá Júnior
author_sort Silva, Rosália de Fátima e
title A educação em fronteiras: a formação do educador social e o programa escola aberta
title_short A educação em fronteiras: a formação do educador social e o programa escola aberta
title_full A educação em fronteiras: a formação do educador social e o programa escola aberta
title_fullStr A educação em fronteiras: a formação do educador social e o programa escola aberta
title_full_unstemmed A educação em fronteiras: a formação do educador social e o programa escola aberta
title_sort educação em fronteiras: a formação do educador social e o programa escola aberta
description Neste texto, compartilhamos inquietaçõesacerca da formação do discente bolsista emProjetos de Extensão, percebendo na suaformação inicial a Pedagogia/EducaçãoSocial como campo urgente e necessário aodesenvolvimento de ações socioeducativas.Como fio condutor, consideramos a naturezapedagógica e acadêmica no desenvolvimentodas práticas nos Programas EscolaAberta e Conexões de Saberes. Nossaproposta é reiterar como fundamental oenvolvimento dos docentes coordenadores ecolaboradores de tais ações extensionistaspara construir nos bolsistas a natureza doengajamento, relacionando cada área deformação com a Pedagogia Social. Paracumprir tal objetivo, nossas reflexões estãoorganizadas em um grande tópico – A educaçãoe suas fronteiras –, que se desdobranos itens: 1 Origem popular/comunidadepopular; 2 Chegar ao “ser concreto”: educaçãoformal e não formal e 3 Traçar, inventar,criar.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2011
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4045
work_keys_str_mv AT silvarosaliadefatimae aeducacaoemfronteirasaformacaodoeducadorsocialeoprogramaescolaaberta
AT sajuniorlucrecioaraujodesajunior aeducacaoemfronteirasaformacaodoeducadorsocialeoprogramaescolaaberta
AT silvarosaliadefatimae educacaoemfronteirasaformacaodoeducadorsocialeoprogramaescolaaberta
AT sajuniorlucrecioaraujodesajunior educacaoemfronteirasaformacaodoeducadorsocialeoprogramaescolaaberta
_version_ 1766682615033626624