A educação em fronteiras: a formação do educador social e o programa escola aberta

Neste texto, compartilhamos inquietaçõesacerca da formação do discente bolsista emProjetos de Extensão, percebendo na suaformação inicial a Pedagogia/EducaçãoSocial como campo urgente e necess&aacu...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva, Rosália de Fátima e, Sá Júnior, Lucrécio Araújo de Sá Júnior
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4045
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Descrição
Resumo:Neste texto, compartilhamos inquietaçõesacerca da formação do discente bolsista emProjetos de Extensão, percebendo na suaformação inicial a Pedagogia/EducaçãoSocial como campo urgente e necessário aodesenvolvimento de ações socioeducativas.Como fio condutor, consideramos a naturezapedagógica e acadêmica no desenvolvimentodas práticas nos Programas EscolaAberta e Conexões de Saberes. Nossaproposta é reiterar como fundamental oenvolvimento dos docentes coordenadores ecolaboradores de tais ações extensionistaspara construir nos bolsistas a natureza doengajamento, relacionando cada área deformação com a Pedagogia Social. Paracumprir tal objetivo, nossas reflexões estãoorganizadas em um grande tópico – A educaçãoe suas fronteiras –, que se desdobranos itens: 1 Origem popular/comunidadepopular; 2 Chegar ao “ser concreto”: educaçãoformal e não formal e 3 Traçar, inventar,criar.