A educação de pessoas com deficiência intelectual: aprendizagem promove desenvolvimento
O presente artigo, de natureza bibliográfica,trata das contribuições da PsicologiaHistórico-Cultural para a educação de pessoascom deficiência intelectual. Para estaperspectiva teórica, o processo de humaniza&...
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Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-40432019-06-27T17:01:52Z A educação de pessoas com deficiência intelectual: aprendizagem promove desenvolvimento Sierra, Dayane Buzzelli Sierra Facci, Marilda Gonçalves Dias Facci Psicologia histórico-cultural. Educação especial. Deficiência intelectual O presente artigo, de natureza bibliográfica,trata das contribuições da PsicologiaHistórico-Cultural para a educação de pessoascom deficiência intelectual. Para estaperspectiva teórica, o processo de humanizaçãoimplica superar a condição deespécie biológica pela formação do gênerohumano, por meio da apropriação da cultura.Analisamos os pressupostos da obraDefectologia, os conceitos de compensaçãoe supercompensação, a concepção de deficiênciaintelectual na perspectiva vigostkianae as implicações da aprendizagem parao desenvolvimento. À guisa de conclusão,defendemos que o comportamento culturalcompensatório sobrepõe-se ao comportamentonatural defeituoso pela apropriaçãode instrumentos intelectuais e materiais.Neste contexto, a escola e o professor têmpapel fundamental, uma vez que, por meiode um ensino organizado e intencional,possibilita a transformação da pessoa comdeficiência em sujeito cultural. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2011-06-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4043 Revista Educação em Questão; v. 40 n. 26 (2011): jan./jun. 2011 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4043/3310 |
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